ABCZ cumpre agenda no Mapa e ApexBrasil, em Brasília (DF)

Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) cumpre uma agenda extensa com autoridades do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), em Brasília (DF), em defesa do produtor rural e fomentando o crescimento da pecuária zebuína nacional.
Na terça-feira (11), o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, se reuniu em primeiro lugar com o Coordenador Geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal do Mapa, Bruno Cotta.
Entre os assuntos tratados, destacam-se a declaração do Brasil como país livre de febre aftosa, que será realizada durante a próxima Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris; protocolos referentes a países importadores de genética zebuína brasileira e orientações sobre o trânsito interestadual de animais, no contexto da retirada da vacinação em alguns estados nacionais.

Na sequência, a comitiva da ABCZ, liderada por Gabriel, esteve com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, para tratar de mercados de exportação de genética zebuína PO e o trabalho do Brazilian Cattle no apoio aos associados exportadores da ABCZ.
Além do Presidente da entidade, também participaram o Diretor de Relações Internacionais, Bento Mineiro; o Diretor de Relações Governamentais, Romildo da Costa; o Conselheiro da ABCZ, Jorge Pires; o Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón; a Supervisora de Relações Internacionais, Raquel Dal Secco Borges, e a Consultora Internacional, Izabelle Jardim.
“Todas estas ações estão ligadas a uma das missões mais importantes da ABCZ, que é a disseminação do Zebu pelo mundo. O melhoramento genético é o caminho para uma pecuária mais eficiente e produtiva, no intuito de alimentar um mundo cada vez mais populoso, de forma sustentável e eficaz”, aponta Gabriel Garcia Cid.

Já na manhã de hoje (12), a comitiva reuniu-se com o Presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, para abordar assuntos relacionados ao Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido pelas duas entidades há mais de 20 anos.
“Nos últimos dois anos, houve um crescimento expressivo no número de associados ao Brazilian Cattle, serviço que a ABCZ executa na promoção da comercialização internacional da genética zebuína PO”, conta Bento Mineiro.
.jpeg)
Por fim, a comitiva da ABCZ também se reuniu com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Na ocasião, foi entregue o convite oficial para a abertura da 90ª ExpoZebu, marcada para o dia 26 de abril.
Também foram tratados assuntos técnicos sobre genômica, a participação da ABCZ no comitê de rastreabilidade do Mapa, seguro animal e a participação da associação na COP 30.
“Sempre que estamos em Brasília, discutimos assuntos de interesse da pecuária brasileira e temos encontrado apoio em diversas entidades. Desta vez, não foi diferente – todas as demandas que trouxemos foram bem recebidas, tanto no Mapa quanto na ApexBrasil, o que mostra o grau de representatividade que a ABCZ detém no setor”, aponta Jorge Pires.
“É um avanço, uma comprovação de que a ABCZ compreende os anseios da pecuária e de toda a cadeia produtiva. Esse trabalho se traduz em frutos para a pecuária nacional”, diz.
“A visita reforçou ainda mais essa parceria de sucesso. Mostramos e discutimos os excelentes resultados alcançados em 2024, e também começamos a discutir as perspectivas e avanços para os próximos anos, sempre visando promover o Zebu no mundo e atender os negócios de nossos associados do projeto Brazilian Cattle”, ressalta Bento Mineiro.