Mérito ABCZ 2025 celebrará os protagonistas do setor pecuário
A primeira edição ocorreu em 1977, quando Lamartine Mendes e Ovídio Miranda de Brito foram os homenageados. Já em 1994, a diretoria da ABCZ ampliou o reconhecimento com a criação da versão internacional da comenda, para homenagear personalidades estrangeiras que atuam na zebuinocultura. Em 1999, o nome dessa honraria foi simplificado para Mérito ABCZ.
Desde a criação do Mérito ABCZ, a Diretoria da entidade também destaca, anualmente, personalidades do cenário pecuário nacional que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento do setor.
Uma das novidades deste ano é a inclusão da categoria ‘Comunicação’, que já é considerada na ExpoGenética, mas chega também para a ExpoZebu. A estreia da categoria será marcada pela homenagem ao jornalista, colunista e comentarista político Alexandre Garcia, que já manifestou agradecimento previamente.
“A ABCZ está entre as mais relevantes entidades deste país, e, por isso, fico cheio de orgulho por esta homenagem. Um prêmio recém-criado na área em que trabalho há mais de meio século — e meu nome está entre os reconhecidos. Creio que seja um reconhecimento pela minha defesa da agropecuária desde o início da minha carreira”.
“Meu primeiro prêmio jornalístico foi pela cobertura do escoamento das primeiras cargas de soja para exportação, há meio século. Agora, recebo este mérito da ABCZ como a coroação de uma trajetória. Em tempos difíceis, em que parte da mídia parece se posicionar contra aqueles que trabalham na criação e na produção agrícola — incompreensivelmente contrária a quem gera alimentos, riqueza e divisas para o país —, aproveito esta oportunidade para pedir ao jornalismo brasileiro que reconsidere essa postura. Será melhor para o país e para a própria mídia. Enfim, agradeço por esse reconhecimento tão importante e aplaudo o trabalho da ABCZ em prol da pecuária e do Brasil. Muito obrigado”, destaca Alexandre Garcia.
Presidente Gabriel Garcia Cid durante entrega do Mérito ABCZ na 89ª ExpoZebu, em 2024
Confira quem serão os homenageados, por categoria:
Categoria Nacional
Alderico Pinheiro de Campos (in memoriam)
Antônio José Dourado de Oliveira
Djenal Tavares Queiroz Neto
Durval Werneck de Menezes
Fausto Rodrigues da Cunha
Geraldo Moacyr Bordon (in memoriam)
Hélio Corrêa de Assunção
Irmãos Barros Correia
Jairo Queiroz Jorge
José Nazareno Goulart Junior
Marcos Melo
Categoria Internacional
Manfred Rohrmoser Jiménez
Categoria Técnico
Ireno Cassemiro da Costa
Categoria Colaborador
Adriana Lopes Sgobbi Porto
Categoria Comunicação
Alexandre Eggers Garcia
Categoria Especial
Antônio Cabrera Mano Filho
André Aranha Corrêa do Lago
Categoria Político
Hugo Motta Wanderley da Nóbrega