Português
20 DE DEZEMBRO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA/BRENO CORDEIRO

PMGZ Carne realiza mais um abate em Campo Grande (MS)

PMGZ Carne realiza mais um abate em Campo Grande (MS)
Um lote de 44 animais oriundos da Fazenda Modelo, do criador Guto Grassano, em Campo Grande (MS), passou pelo abate no âmbito do PMGZ Carne, novo programa desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Filhos de 21 pais diferentes, os animais demonstraram a sua superioridade genética: o rendimento médio ficou calculado em 57,09%, alcançando os 383,53 kg. A porcentagem referente ao lote variou de 54,26% a 59,89%.

“A Fazenda Modelo utiliza das ferramentas e programas da ABCZ há bastante tempo, através do registro genealógico, das suas matrizes, de todo o rebanho. E utiliza das avaliações genéticas e dos relatórios produtivos e zootécnicos através do PMGZ Corte”, contextualiza Ricardo Abreu, Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.

“O PMGZ Carne vem para mostrar ao mercado e para o consumidor o poder das raças zebuínas avaliadas e registradas, no caso o Nelore PO, a influência dessa genética para produzir mais carne em menos tempo. O poder do Zebu enquanto base para produção de carne de qualidade, com sustentabilidade”, acrescenta.

Antes do abate, os animais ficaram no confinamento Guarujá. Todos os exemplares possuíam RGN (Registro Genealógico de Nascimento) e passaram por ultrassonografia de carcaça na hora do embarque.

A área de olho de lombo (AOL) teve a sua média calculada em 98,14, variando de 83,08 a 118,11. Já a espessura de gordura média do lote ficou em 5,47, variando de 3,59 a 8,73, e a espessura de gordura da picanha resultou em média de 8,05, variando de 4,53 a 13,45.

“Esses animais passam por prova de ganho de peso em sistema a pasto, e, após terminar a prova, os superiores ou elite ficam na fazenda, que são os que vão para venda em leilão, e os inferiores vão para confinamento e abate. A importância destes dados é mostrar o quanto a genética está evoluindo e entregando resultados”, aponta o Gerente da Fazenda Modelo, Otávio Pereira Jaques.

“Estamos juntos neste programa, apoiando, para levar esta carne marmorizada do Nelore para o mundo”, afirma Renato Costa, Presidente da JBS Friboi, parceira do programa.

“É muito importante usar os reprodutores Nelore PO para termos mais eficiência e produzir carne de qualidade em menos tempo. Queremos agradecer à ABCZ pela iniciativa e podem contar sempre com a Fazenda Modelo”, comemora Guto Grassano.

​​​​​​​“É de suma importância porque, com os rígidos critérios de seleção da fazenda, uma parte dos animais, filhos dos touros PO, são destinados ao confinamento. E enviando estes animais para o PMGZ Carne, todos os seus dados de carcaça são aferidos, juntamente com a genômica, e todos esses dados vão ser utilizados para melhorar o programa. É fundamental que a ABCZ continue fazendo estes abates técnicos e colhendo estes dados”, finaliza o Coordenador de Melhoramento Genético da propriedade, Antônio Chaves.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar