Eficiência no manejo: Troncos Romancini proporcionam alta tecnologia e bem-estar animal para ABCZ e Fazu
A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi contemplada com o tronco de manejo Tradicional Plus, desenvolvido pela Romancini Troncos e Balanças. A entrega é fruto de uma parceria entre a instituição de ensino e a Romancini, visando modernizar as aulas práticas e pesquisas com bovinos realizadas na Fazenda Escola. O equipamento representa um importante avanço na infraestrutura, oferecendo mais eficiência e segurança no manejo dos animais de grande porte, além de incentivar a sucessão no campo e o desenvolvimento do agro brasileiro entre os estudantes das Ciências Agrárias.
O tronco foi projetado especialmente para atender às necessidades da Fazu, que utiliza animais de grande porte em suas aulas práticas e em provas como o PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens) da ABCZ, e o teste de progênie de touros Gir Leiteiro da ABCGil. Em entrevista ao Fazu News, Lu Romancini, CEO da Romancini, destacou o propósito da parceria. “Disponibilizamos um modelo especial de tronco de contenção, o Tradicional Plus, projetado para bovinos de grande porte. A iniciativa faz parte do projeto ‘Romancini Realiza’, no qual investimos no ensino e na pesquisa através de instituições como a Fazu. É uma via de duas mãos: oferecemos um equipamento de qualidade e, em troca, recebemos um feedback valioso dos professores e alunos, o que nos ajuda a mensurar dados e avaliar a eficiência do produto no manejo. O objetivo é, além de melhorar os processos no campo, despertar nos estudantes o interesse em seguir na pecuária, incentivando a sucessão no agro”, ressaltou.
O tronco conta com um sistema exclusivo de tratamento do metal gran-aço e pintura eletrostática de alta resistência. Todo o acionamento pode ser realizado por um único operador, com funcionalidades como o portão de entrada em duas folhas com comando à distância; dois prendedores de pescoço com pistão auto-travante; prendedor de vazio com pistão auto-travante; protetor contra coice com abertura no lado oposto ao operador; e portão de saída em duas folhas.
A professora Paloma Coutinho, médica veterinária da Fazu, enfatiza a importância do equipamento para as aulas práticas e o manejo diário dos animais na Fazenda Escola. “É fundamental para as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e demais áreas que trabalham com manejo de bovinos, garantindo, inclusive, mais segurança a todos. Aproveito para agradecer à Lu Romancini, uma mulher inspiradora que tive a alegria de conhecer”.
O Diretor Executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, também expressou agradecimento, reafirmando a relevância da Romancini para o setor agropecuário. “Uma empresa que carrega tradição e inovação no agro brasileiro. Receber um equipamento tão robusto e tecnológico reflete a confiança da Romancini na Fazu. E parcerias como esta fortalecem a formação dos nossos alunos e garantem que eles estejam preparados para os desafios do mercado. Nosso agradecimento especial à Lu Romancini, por acreditar na educação e por contribuir com o futuro do agro”.
Dois novos troncos para a ABCZ
Em agosto, antes da 17ª ExpoGenética, realizada pela ABCZ no Parque Fernando Costa, o Receptivo de Animais também recebeu dois troncos de manejo Tradicional Plus, da Romancini. “Havia a necessidade de melhorar a qualidade do manejo, dando mais agilidade, conforto e segurança aos animais e aos operadores. Nossos agradecimentos à Romancini, que é referência no assunto”, frisou o Gerente Comercial e de Exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur.
Sobre a Romancini
Fundada em 1977, no Paraná, a Romancini se consolidou no mercado sul-americano de manejo de gado, expandindo suas operações para outros estados, como Mato Grosso e Goiás, e adotando tecnologias de ponta em seus produtos. Com ênfase em qualidade e segurança, os troncos Romancini são projetados para aumentar a eficiência e a produtividade no campo.
Natural de Laranjeiras do Sul, no Paraná, Lu Romancini assumiu a gestão da empresa familiar em 2016, conduzindo a Romancini Troncos a novos patamares de sucesso. Com formação em Direito e especialização em Ciências Sociais e Aplicadas, Lu alia conhecimento técnico, liderança e visão inovadora, tornando-se uma referência entre as mulheres que transformam o cenário agropecuário brasileiro.