Grupo da Fazu conquista 1º lugar no Ideathon ABCZ & UbyAgro e leva prêmio de R$ 6 mil
O desafio proposto pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) buscava soluções para reduzir o tempo de processamento dos dados genotípicos dos animais — uma tarefa complexa que envolve arquivos com até 75 mil marcadores moleculares por animal. Como parte da premiação, o grupo recebeu R$ 6.000,00 e garantiu uma vaga no Bootcamp do Sebrae, onde terão a oportunidade de refinar ainda mais a solução apresentada. Além disso, o grupo participará de uma reunião com a equipe de T.I. da ABCZ para discutir a viabilidade de implementação do projeto. “Participar de maratonas de programação, hackathons e outros eventos de tecnologia faz parte do nosso compromisso com a formação prática dos nossos alunos. Estar no Ideathon da ABCZ e UbyAgro já foi uma experiência enriquecedora, mas vencer esse desafio da ABCZ foi um imenso orgulho. Esse resultado reflete a dedicação, o talento e a capacidade dos nossos alunos de Agrocomputação em enfrentar e resolver problemas complexos do agronegócio com soluções criativas e eficazes”, destaca Marcelo.
O Coordenador do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) da Fazu, Gustavo Stein, destacou o impacto do evento. “Gostaria de expressar, em nome da Fazu, nossa gratidão à ABCZ, UbyAgro, patrocinadores, apoiadores e participantes por acreditarem neste projeto. O evento superou todas as expectativas e mostrou o quanto a inovação pode transformar o futuro do agro”, enfatizou Stein.
O desafio lançado pela ABCZ exigia uma solução para melhorar a velocidade de processamento, agrupamento e seleção de dados de animais genotipados. O processo atual, por ser lento devido ao grande volume de informações, representa um obstáculo na gestão e análise dos dados. A proposta vencedora do grupo Fortinet trouxe uma abordagem inovadora, com potencial para otimizar o trabalho de processamento e oferecer ganhos de eficiência para a ABCZ.
Outros Vencedores do Ideathon
Além do Grupo Fortinet, o evento também premiou outros participantes nas diferentes categorias do desafio, totalizando mais de 18 mil reais. No desafio da UbyAgro, o primeiro lugar ficou com o grupo Mazzaropi, seguido pelo Biogrow em segundo lugar. Já na categoria da ABCZ, o segundo lugar foi conquistado pelo grupo Codibros.
O desafio da UbyAgro buscava desenvolver um programa robusto de baixo carbono, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e se tornar uma referência no setor agrícola, gerando valor ao longo de toda a cadeia produtiva.