ABCZ participa de lançamento de feira e programa de melhoramento genético das raças zebuínas no Peru
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) marcou presença nos registros inaugurais do programa de melhoramento genético da Asozebu (Asociación Peruana de Criadores de Zebú), em Tarapoto, Peru. A entidade também esteve no lançamento oficial da 1ª Feria Nacional del Zebú, que acontecerá na cidade em junho de 2025.
A comitiva da ABCZ foi composta pelo Vice-Presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o Superintendente Técnico Luiz Antonio Josahkian e a Técnica de Registro da associação, Mariana Alencar, recepcionados pelo Presidente da Asozebu, Dicson Roberto Quijano Argomedo, e membros da diretoria da associação.
“Inicialmente, como já foi feito em outros países, o foco será a parceria para a realização dos registros genealógicos. Uma vez estruturados esses registros, daremos início ao programa de melhoramento genético”, explica Arnaldo Manuel.
O Vice-Presidente da ABCZ ressalta, ainda, que os participantes do evento – cerca de 100, no total, entre criadores e técnicos – mostraram muito interesse nas questões abordadas.
“O Peru já realiza a importação de sêmen e embriões, e percebemos a grande vontade que os criadores do país têm de trabalhar o progresso genético dos seus rebanhos. O evento estava muito bem organizado e contou com muitas participações ativas dos produtores presentes, que tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas”, diz.
“Além de participar do momento de grande importância para a disseminação do melhoramento genético das raças zebuínas da América Latina, a ABCZ também prestará apoio aos criadores peruanos nos próximos dias, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da pecuária zebuína local”, aponta Josahkian.
“Nos próximos 20 dias, faremos a inspeção de animais para auxiliar e capacitar os técnicos peruanos para os futuros registros dos animais. É uma alegria estar presente em um momento tão importante para o Zebu e temos certeza de que a primeira edição da feira será um sucesso”, comemora Mariana.
Além da ABCZ, a pecuária zebuína também foi representada nos lançamentos pela Ficebu (Federação Internacional de Criadores de Zebu), Asocebu Colombia (Asociación Colombiana de Criadores de Ganado Cebú), Asocebu Bolivia (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú) e a ABBA (American Brahman Breeders Association), bem como autoridades governamentais do Peru.