Conheça os campeões do Guzerá na pista da ExpoLeite e 17ª Exposição Nacional da Raça Guzerá
O Grande Campeão da raça Guzerá foi Nitro FIV LBN, de Leandro Botelho Neiva, do Guzerá LBN. “É algo que a gente almeja o ano todo. Este ano conseguimos um Grande Campeão da ExpoZebu, e agora conquistamos um título de Grande Campeão Nacional. É a luta constante do dia a dia, e quando alcançamos esse título, é muito importante e extremamente gratificante”, comemora Thales Botelho Neiva, criador do Guzerá LBN.
Já a Reservada Grande Campeã do Guzerá foi Lady FIV Amar, de Ana Claudia Mendes Souza. E o Reservado Grande Campeão foi Lutz FIV Amar, também de Ana Claudia Mendes Souza, da Fazenda Santa Cecília. “Ao longo desses anos, temos trabalhado intensamente pela nossa seleção do Guzerá Amar, sempre em busca da excelência. Utilizamos as ferramentas do PMGZ para que possamos, através dos indicativos, apresentar o nosso melhoramento genético”, aponta a expositora e vice-presidente da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza.
Mais de 40 animais passaram pela pista de julgamentos nesta terça (22). Os julgamentos da raça ficaram por conta do jurado da ABCZ, Marcelo de Toledo, que reforçou a importância do fenótipo aliado à avaliação genética.
“Temos diversas ferramentas de seleção, e não podemos esquecer do nosso PMGZ, que é a nossa 'bíblia', nossa cartilha de trabalho, para orientar nossas ações. É essencial que a informação proveniente do PMGZ, respaldada pela avaliação fenotípica dos animais, nos permita identificar aqueles com os melhores desempenhos, com DEPs mais favoráveis para cada característica que focamos na fazenda”.
“Essa avaliação nos dá segurança para escolher o reprodutor ou a matriz ideal, sempre com base em um fenótipo que seja satisfatório. Cada vez mais, essas ferramentas se complementam. Já estamos utilizando a genômica, que nos auxilia em todas as raças zebuínas, oferecendo uma quantidade crescente de informações, o que aumenta nossa confiança no trabalho. Mas, é fundamental lembrar que o olhar atento para o animal, e a seleção dos melhores indivíduos pelo fenótipo, continua sendo essencial”, afirma.
Nesta quarta (23), será vez dos julgamentos do Guzerá, aptidão leite, em mais uma demonstração da força da raça. “A raça tem se mostrado em constante evolução, não apenas pelos aspectos visuais, que sempre foram a forma tradicional de aprimorar o rebanho, mas também pela incorporação de informações provenientes das avaliações genéticas”, destaca o Presidente da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB), Carlos Fernando Fontenelle Dumans.
A 2ª ExpoLeite é uma realização da ABCZ, com o apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/FAEMG/SENAR. A feira é patrocinada pela NEOGEN e Romancini Troncos, com assessoria da DBarros Rural. A Itaipava é a cerveja oficial do evento e o Dona Nenem é o café oficial da ExpoLeite.