Português
22 DE OUTUBRO DE 2024. POR DANIELA MIRANDA / FOTO: JU ESTEVAM

Fazu lota Centro de Eventos da ABCZ na abertura da 23ª Jornada Científica

Fazu lota Centro de Eventos da ABCZ na abertura da 23ª Jornada Científica
O Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos recebeu mais de 600 estudantes na noite desta segunda-feira (21), para a abertura oficial da 23ª Jornada Científica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). A cerimônia foi conduzida pela mestre de cerimônias, Nayara Santos. O diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, e o coordenador acadêmico, Diego Fraga, deram boas-vindas aos alunos e falaram do início do evento que visa a troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais.

Palestra e Painel
No primeiro dia da 23ª Jornada Científica da Fazu, o CTO e cofundador da Grão Direto, Frederico Marques, ministrou a palestra “Inovação e Tendências no Mercado Agro”, compartilhando informações sobre as transformações no setor. Formado em Ciência da Computação pela UNICAMP, com pós-graduação em Governança de TI, Frederico trouxe para os participantes uma perspectiva prática sobre como a tecnologia tem impulsionado o agronegócio, destacando tendências emergentes e a necessidade de inovação contínua.

Após a palestra, o público teve a oportunidade de acompanhar a mesa-redonda “Educação em Foco – Conexão com o Mercado de Trabalho”, que abordou os desafios e oportunidades na interface entre ensino, pesquisa e mercado. A discussão foi moderada por Patrícia Sales, gestora de RH da Agrobiológica, profissional com 27 anos de experiência em grandes organizações e sólida formação em Ciências da Computação, Gestão de RH e Projetos.

A mesa-redonda contou ainda com a participação de Eduardo Jardel Gonçalves, Professor e Diretor de Relações Interinstitucionais do IFTM. Com uma carreira premiada e experiência em inovação e marketing, Eduardo é conhecido por seu envolvimento no game Empreendedorismo Guru e na coordenação de unidades de inovação tecnológica. Ricardo Abreu, Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ. Formado em Zootecnia pela USP, Ricardo lidera iniciativas de fomento genético na ABCZ e acumula mais de duas décadas de atuação no setor agropecuário.

A mesa também teve a participação de Frederico Marques, que complementou as discussões com sua visão sobre as exigências do mercado e a preparação necessária para futuros profissionais.

O diálogo entre profissionais de diferentes áreas destacou a importância da integração entre educação e mercado, evidenciando como o desenvolvimento de competências e a inovação são fundamentais para o sucesso em um cenário econômico dinâmico e competitivo.

Durante seu discurso, José Olavo celebrou uma conquista importante para a instituição. Ele anunciou que, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado na manhã desta segunda-feira (21), os cursos de Agronomia e Zootecnia da Fazu foram reconhecidos como os melhores cursos privados do Brasil. O diretor ressaltou que a qualidade de ensino foi o principal fator que garantiu a liderança da Fazu na avaliação, uma das mais respeitadas do país.

O coordenador acadêmico Diego Fraga também comentou sobre o impacto desse reconhecimento e destacou a temática central da 23ª Jornada Científica: “A pesquisa de hoje para o mercado de amanhã”. Segundo ele, a escolha desse tema reforça a importância de integrar a pesquisa acadêmica com as demandas e inovações do mercado, preparando os estudantes para os desafios do futuro profissional.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar