Reunião entre ABCZ, Embrapa e Associação Rede ILPF define diretrizes para o projeto Integra Minas Gerais
O intuito é formatar o projeto Integra Minas Gerais para implementar o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em propriedades rurais de todo o estado. A Rede ILPF é uma associação público-privada que já desenvolve projetos de sustentabilidade em Mato Grosso e São Paulo, e se inspira no programa Integra Zebu da ABCZ para promover as ações em Minas.
“A ideia é unirmos esforços para que possamos expandir a integração lavoura-pecuária-floresta entre os produtores que fazem parte da ABCZ, e ampliar essa iniciativa para todo o estado de Minas Gerais”, explica a Coordenadora de Projetos da Rede ILPF, Andreza Cruz.
Entre as frentes de trabalho, o grupo buscará a partir de agora a capacitação de Técnicos de Campo para desenvolverem o projeto nas fazendas mineiras, além de programas de crédito financeiro junto aos bancos para os produtores aplicarem o sistema ILPF nas propriedades.
“Uma das ações é identificar a equipe que vai apoiar o produtor. Já temos uma equipe que trabalhou no Integra Zebu, então, a ideia é continuar com ela e avaliar se há outros consultores técnicos que possam ser capacitados na integração para oferecer suporte ao produtor. Estamos trabalhando nessa identificação junto com a Emater-MG, o Senar e outras instituições, para definir quem serão os técnicos que darão esse apoio. Além disso, um ponto fundamental é a questão do financiamento. Precisamos entender como ajudar o produtor a iniciar ou continuar no sistema, porque qualquer mudança na propriedade, seja um pecuarista começando com lavoura ou um agricultor introduzindo gado, exige um investimento. Por menor que seja o custo, algum recurso será necessário para viabilizar essa transição”, finaliza Andreza.
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta integra as atividades do agro dentro de uma mesma área, beneficiando todas as atividades e o meio ambiente. O sistema otimiza o uso da terra, reduzindo a pressão sobre a abertura de novas áreas, além de mitigar gases de efeito estufa. O Gestor do programa Integra Zebu da ABCZ, Juan Lebron, ainda destaca a importância da genética dos animais no contexto da pecuária sustentável.
“Quem converte uma pastagem melhorada, uma pastagem de qualidade, em mais carne ou leite é o animal. Portanto, se esse animal também for superior geneticamente, ele terá uma capacidade de conversão melhor e uma produtividade maior. A combinação de uma boa alimentação com uma genética de qualidade é o que leva a uma pecuária sustentável.”
A 2ª ExpoLeite é uma realização da ABCZ, com apoio do Sebrae, BB Seguros, e CNA/FAEMG/SENAR. A feira é patrocinada por NEOGEN e Troncos Romancini, com assessoria de DBarros Rural. Itaipava é a cerveja e Dona Nenem é o café oficial da ExpoLeite.