Português
21 DE OUTUBRO DE 2024. POR JÚLIA CAMPOS / FOTO: ANDRÉ SANTOS

ExpoLeite 2024: 2ª Curso de Morfologia das Raças Zebuínas Leiteiras é destaque na programação

ExpoLeite 2024:  2ª Curso de Morfologia das Raças Zebuínas Leiteiras é destaque na programação
Pecuaristas, estudantes e profissionais do setor se reuniram na segunda feira (21), no Espaço ABCZ Mulher do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), para o 2º Curso de Morfologia das Raças Zebuínas Leiteiras. O evento faz parte da programação oficial da ExpoLeite. 

Iniciando os trabalhos, o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, deu as boas-vindas aos participantes. “Quero dizer a todos vocês que sejam muito bem-vindos e que aproveitem ao máximo a 2ª ExpoLeite, a feira da ABCZ 100% focada na pecuária leiteira”.

O Superintendente Técnico Adjunto do Leite e Projetos Técnicos da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, apresentou um apanhado geral sobre a história dos zebuínos leiteiros no país, destacando os principais aspectos morfológicos de cada raça.

Encerrando a programação teórica, o Coordenador de Melhoramento Genético de Leite da ABCZ, Rafael Vizoná, trouxe um panorama técnico sobre o tema, destacando a importância do controle leiteiro.

"Apresentei as correlações entre as características morfológicas e os aspectos produtivos e funcionais das populações bovinas leiteiras. Para nós, é muito interessante observar, além de demonstrar na prática o padrão racial, como a estrutura morfológica das raças zebuínas se insere diretamente na atividade de pecuária leiteira econômica”, aponta.

Na parte da tarde, o curso foi na prática. No Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, exemplares zebuínos foram estudados de perto. O Diretor de Relações Públicas da ABCZ, Márcio Diniz, ficou por conta da análise dos machos. Alan Campidelli, Membro do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ), analisou fêmeas. O curso é uma das iniciativas da ABCZ para movimentar e capacitar profissionais do setor.

“Analisar o animal como um todo é algo muito importante para os estudantes, porque, quando eles se formarem, muitos vão trabalhar como técnicos. Se, por exemplo, alguém solicitar a compra de um touro Gir Leiteiro para a fazenda como reprodutor, eles terão a capacidade de chegar à propriedade e identificar o melhor touro. Essas características que eles estão aprendendo são fundamentais para que possam tomar decisões assertivas, contribuindo para a melhoria genética e produtiva do rebanho”, destaca Alan Campidelli.

E quem participou, aprovou. “Estou achando tudo muito interessante e é uma oportunidade excelente, especialmente para nós que começamos o curso de zootecnia há pouco tempo. Tivemos a teoria na sala de aula, e agora estamos vivenciando a prática, o que nos ajuda a fixar melhor os conhecimentos e aprender ainda mais. Está sendo uma experiência muito enriquecedora”, afirma a estudante Isabella de Souza.

A 2ª ExpoLeite é uma realização da ABCZ com apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/FAEMG/SENAR. A feira é patrocinada pela NEOGEN e Romancini Troncos, com assessoria da DBarros Rural. A Itaipava é cerveja oficial do evento e o Dona Nenem é o café oficial da ExpoLeite.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar