PMGZ Comercial avança pelo Centro-Oeste
No decorrer desta semana, o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Ricardo Abreu, viajou por propriedades rurais do estado de Mato Grosso do Sul, levando informações sobre o melhoramento genético das raças zebuínas para os produtores da região.
As visitas às fazendas se deram no âmbito da prospecção de novos integrantes do PMGZ Comercial, uma das modalidades do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
“O Mato Grosso do Sul é um estado muito importante no cenário da pecuária zebuína, não só pelo volume de animais, somando mais de 5 milhões de fêmeas de corte, mas principalmente pela quantidade de fazendas participantes do PMGZ Corte e PMGZ Comercial”, destaca Ricardo.
O gerente explica que a passagem pelas propriedades teve o objetivo principal de prospectar novos participantes do PMGZ Comercial, contribuindo para a disseminação do melhoramento genético.
Na terça-feira (8), Ricardo esteve com a equipe do Nelore Kriz, no escritório da fazenda em Campo Grande (MS), onde participou de uma reunião que também contou com a presença da técnica de registro da ABCZ, Priscilla Caetano; à noite, ele participou do Leilão Nelore Cacheado.
Já na quarta (9) e na quinta (10), o gerente visitou, respectivamente, a Fazenda Beira Rio, em Nova Alvorada do Sul (MS), e a Fazenda Alegre, em Ivinhema (MS), ambas do criador Edward José Bernardes.
“Nas fazendas do sr. Edward, a parceria com a ABCZ já está consolidada, com o início da classificação morfológica das fêmeas marcado para o mês de novembro”, conta.