Português
10 DE OUTUBRO DE 2024. POR ERIKA MACHADO

ABCZ recebe apresentação de resultados do projeto Paisagens Rurais, da Embrapa

ABCZ recebe apresentação de resultados do projeto Paisagens Rurais, da Embrapa
Nesta quinta-feira (10), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em Uberaba (MG), recebeu a reunião de apresentação de resultados do projeto Paisagens Rurais, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no bioma Cerrado para a recuperação de pastagens e passivos ambientais.

A conclusão mostrou a evolução em 40 propriedades do Triângulo Mineiro. “Na parte de pastagem e na parte de vegetação nativa, foram contratadas profissionais para esse trabalho, que incluiu a tarefa de correlacionar as observações com imagens de drone e de outros satélites, para termos a certeza de que aquilo que era detectado remotamente era o que estava acontecendo na prática, para valorizar o trabalho do técnico e para dar uma oportunidade para o projeto comprovar as metas atingidas”, explica o pesquisador da Embrapa, Luiz Adriano Maia Cordeiro.

Ao todo, o projeto levou assistência técnica de graça a 4 mil propriedades em sete estados brasileiros.

“Depois de a gente passar por uma seca tão grande, ver alguns mananciais de água que conseguiram produzir água mesmo no período seco, não só devido à conservação do solo, mas também da vegetação nativa mostrou que o projeto foi uma decisão acertada”, avalia o assessor técnico da agência de cooperação alemã Giz, Adolfo Dalla Pria.

“Nós vamos poder ver qual foi a evolução que aconteceu nessas propriedades, sob o ponto de vista da agricultura de baixo carbono e de recuperação de passivos ambientais, ao longo dos dois anos do projeto, de modo que tenhamos uma gama de ideias que possamos aproveitar e de aprender para futuros projetos”, acrescenta o auditor agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Sidney Medeiros.

Na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, referência tecnológica em manejo de pastagens, foram desenvolvidas ações que foram replicadas nas propriedades participantes do projeto.

“Foi uma excelente oportunidade participarmos dessas ações, em que foi avaliada a qualidade do nosso solo, a pastagem, a nossa reserva, dando origem a muitas informações. Esse monitoramento é feito presencialmente e, também, por satélite”, finaliza a gerente da Fazenda Experimental, Nínive Carneiro.

O projeto de recuperação de pastagens vem sendo defendido pela ABCZ junto ao Governo Federal e recebe apoio, inclusive, do Banco Mundial, com aporte de US$ 21 milhões.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar