Português
08 DE OUTUBRO DE 2024. POR THAÍS FERREIRA

Apoiadora do ensino e da pesquisa científica, ABCZ recebe comitiva de professores e pós-graduandas da UFV

Apoiadora do ensino e da pesquisa científica, ABCZ recebe comitiva de professores e pós-graduandas da UFV

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu, na última semana, uma comitiva formada por professores e pós-graduandas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O encontro teve como objetivo discutir o desenvolvimento de novas parcerias visando a integração de tecnologias avançadas no processo de avaliação genética e fenotípica das raças zebuínas. A proposta envolve a utilização de imagens 3D para análise de carcaça e carne.

“Tecnologias de captura de imagens dos animais vivos ou de carcaças são algumas das aplicações mais imediatas, mas o interessante é que o campo de desenvolvimento de novas técnicas é praticamente infinito.  Estamos, juntos, estudando possíveis aplicações em parceria com a UFV”, comenta o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

“Isso tem o potencial de promover grandes avanços nas raças zebuínas, proporcionando uma avaliação mais precisa e objetiva. A eliminação da subjetividade nas avaliações pode trazer muitos ganhos para o processo de avaliação de progênie, realizado hoje pela ABCZ”, ressaltou Mario Luiz Chizzotti, Diretor do Centro de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Viçosa, que liderou a comitiva da UFV formada pelos professores Delvan Alves e Érica Beatriz Schultz, acompanhados de orientadas de pós-graduação.

“Essas tecnologias envolvem a leitura de imagens em alta definição, capturadas por equipamentos específicos. Com essa abordagem, é possível medir os cortes com extrema precisão, utilizando imagens de altíssima definição”, pontuou o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar