Expocruz 2024: durante feira realizada na Bolívia, ABCZ homenageia Asocebu pelos seus 50 anos
Durante a sua participação na Expocruz 2024, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) prestou uma homenagem à Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú) pelos seus 50 anos. A entidade brasileira está presente na feira organizada pela associação boliviana, em Santa Cruz de la Sierra, por meio do Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A ABCZ é representada no evento pela sua Vice-Presidente, Ana Cláudia Mendes Souza, o Gerente Comercial e de Exposições, Rodrigo Abdanur, o Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón, e a Analista de Comunicação Internacional, Yasmin Perissê. O Diretor da Ficebu (Federação Internacional de Criadores de Zebu), Ivan Ledic, também participa da feira.
Durante a homenagem, Ana Cláudia traçou uma relação de simetria entre as duas associações, que atuam em prol do mesmo propósito: a produção de carne e leite de qualidade, de forma sustentável, ancorada no melhoramento genético das raças zebuínas.
“É uma honra representar a ABCZ nesse momento tão importante dos 50 anos da Asocebu – mais que isso, representar o Zebu, o objetivo comum que une as duas entidades. A Asocebu merece ser reconhecida pelo esforço exercido para fomentar as raças zebuínas e o progresso genético, valorizando o legado recebido dos visionários que realizaram as primeiras importações do Zebu a partir da Índia”, apontou a Vice-Presidente da ABCZ.
Além disso, Ana Cláudia também destacou o trabalho desenvolvido tanto pela ABCZ, quanto pela Asocebu no que diz respeito à sustentabilidade e no combate à crise climática.
“Neste momento, em que a questão climática é tão discutida, o Zebu e os criadores dão o exemplo de contribuição para o meio ambiente. A redução do ciclo pecuário e a produtividade crescente por área levam à diminuição dos efeitos climáticos adversos. Estamos em sintonia com aquilo que o mundo espera de nós”, avaliou.
Até o dia 28 de setembro, interessados em saber mais sobre a pecuária zebuína e os serviços oferecidos pela ABCZ e pelo Brazilian Cattle podem visitar o estande da associação no local da feira.