ABCZ e Fazu integram Congresso de Sustentabilidade no Agro
Com o propósito de discutir temas relacionados às soluções para o setor, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram na tarde de hoje (10) do Congresso de Sustentabilidade no Agro, promovido pelo Parque Tecnológico de Uberaba e o Grupo de Inteligência Setorial - GIS Agroquímica, no Espaço ABCZ Mulher, localizado dentro do Parque Fernando Costa.
O evento reuniu produtores rurais, pesquisadores e acadêmicos, estudantes de agronomia e áreas afins, empresas e startups do setor agro, representantes do poder público e organizações não governamentais e ambientais.
A ABCZ foi representada pelo seu Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, que participou do painel 'O Impacto do Agronegócio no Cenário Global do Século 21'. O debate, mediado pela pesquisadora do Parque Tecnológico de Uberaba, Núbia Ferreira, contou também com a presença do Diretor Executivo do Grupo Araunah - Ma Shou Tao, Jônadan Ma.
Durante sua participação, o Superintendente Técnico da ABCZ apresentou as contribuições da pecuária zebuína para o agronegócio, ressaltando o impacto positivo da genética de qualidade e das práticas sustentáveis que tornam o setor mais competitivo e ambientalmente responsável.
“Hoje, ao lado do esgotamento das terras, enfrentamos uma limitação na expansão, especialmente em áreas mais sensíveis como a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, e essa tendência só deve crescer. Diante disso, teremos que produzir mais utilizando o que já temos. É possível alcançar esse objetivo, mas precisamos levar tecnologias como a agricultura regenerativa, Integração Lavoura-Pecuária (ILP), reforma de pastagens e genética melhorada, que precisam ser transferidas.”
“Temos experiências, através do Pró-Genética, desenvolvido pela ABCZ com a ajuda de parceiros, que mostram a transformação social, cultural e econômica que a genética promove dentro da propriedade. A aplicação de tecnologias avançadas, aliada à gestão eficiente, pode revolucionar a produtividade e sustentabilidade no campo”, apontou Josahkian.
Logo em seguida, foi a vez dos professores da Fazu, Matheus Oliveira Alves e Rayner Sversut Barbieri, proferirem a palestra com o tema 'Case Minas Gerais: consultoria com foco em manejo sustentável na agropecuária'.