Futuro do agro: 864 crianças e jovens de 19 instituições de ensino participaram da Expogenética
Nada como aprender na prática. E foi assim para 864 crianças e jovens de 19 instituições de ensino que participaram da 17ª Expogenética, encerrada no último domingo (25), em Uberaba (MG). O Museu do Zebu proporcionou uma imersão na pecuária brasileira àqueles que poderão ser o futuro do agro nacional, através dos tradicionais projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade, além do projeto De Olho no Material Escolar, organizado pela sociedade civil.
Durante a experiência, os estudantes conheceram de perto os segmentos de atuação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), os valores e princípios da pecuária, os desafios, a evolução das raças zebuínas no Brasil e o trabalho de pesquisa e melhoramento genético visando o aprimoramento contínuo das cadeias produtivas de carne e leite no país. Os participantes puderam ainda interagir com empresas e profissionais do setor presentes na feira.
“Proporcionando essa experiência às crianças e jovens, estamos contribuindo para formar novas lideranças rurais, incentivando a sucessão familiar nas propriedades e garantindo o futuro do agro nacional, que alimenta o Brasil e o mundo. Recebemos feedbacks muito positivos das instituições de ensino que participaram, o que nos deixa felizes e honrados”, ressalta a Vice-Presidente da ABCZ e Presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Ana Cláudia Mendes Souza.
Por falar em retorno positivo, a professora da Una/UniBH, Ana Carolina Teixeira, que acompanhou a vinda de 72 estudantes da capital mineira a Uberaba, afirma que pretende voltar com novas turmas nos próximos anos. “Ficamos maravilhados. Enquanto professora, sempre busco aproximar os alunos do campo prático e nunca havíamos tido uma oportunidade igual a esta. Viajamos quase 1 mil quilômetros, mas valeu muito a pena. Queremos voltar sempre”, enfatiza a professora da Una/UniBH.
Presente para o público. Ainda durante a Expogenética, o Museu do Zebu recebeu uma live com o tema ‘A Genética com o Olhar das Mulheres’, promovida pela especialista em Marketing Estratégico e Agro Marketing, Consuelo Mansur, do programa EmpreenDelas. A convidada especial foi Roberta Gestal, Zootecnista, Mestre em Melhoramento Animal e Diretora Técnica da Melhora Mais Consultoria. O momento de troca de experiências contou com participação de estudantes e técnicos do setor, que interagiram com perguntas relacionadas aos temas. O Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, e a Superintendente Adjunta de Genealogia, Gleida Marques, também prestigiaram o evento.
“Foi uma oportunidade única de aprender como o trabalho feminino soma à pecuária. Com comprometimento, dedicação e profissionalismo, nós, mulheres, temos alcançado destaque em diversas frentes de trabalho”, enfatiza Consuelo Mansur.
Já em comemoração ao Dia Nacional das Artes e Dia do Historiador, o Museu se juntou ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) para promoção de um grande evento, que contemplou Oficina de Desenho com Rodolfo Nogueira; Contação de Histórias com o ator Milo Sabino; e Feira de Artesanato e Cultura.