100% dos animais comercializados nos leilões da Expogenética são avaliados pelo PMGZ
Em novo recorde, a Expogenética comercializou 1.141 exemplares das raças zebuínas, em 25 leilões. O faturamento foi de mais de R$ 90 milhões e a média por cabeça foi de quase R$ 79 mil. Vale ressaltar que 100% dos animais comercializados são avaliados pelo PMGZ. “Isso demonstra que os criadores e usuários de genética zebuína confiam no programa para as tomadas de decisões nas fazendas, desde os acasalamentos. O PMGZ é como um parceiro estratégico para os criadores, que além da chancela ABCZ, recebem todo o suporte técnico que precisam”, destaca o Gerente Comercial e de Exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur.
O PMGZ opera através de 25 escritórios regionais e cinco pontos de apoio localizados no Crato (CE), Corrente (PI), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Montes Claros (MG). Essa estrutura robusta com a atuação de 102 técnicos, assegura que os criadores de Zebu de todo o país recebam o suporte necessário para otimizar a qualidade genética de seus rebanhos. A partir deste ano, foram incorporadas novas informações ao programa: animais DECA 1 ou 2 no iABCZ e acurácia (AC%) da característica Peso à Desmama (PD-ED) maior ou igual a 35% passam a contar com classificação em Percentil (P%) para todas as DEPs, cuja DECA seja 1 ou 2 (saiba mais). Para as raças Nelore e Tabapuã, o iABCZ passa a ter na sua composição a avaliação de carcaça, com DEPs de Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça (ACAB).
O programa é o único com certificação internacional pela renomada Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, tornando-o um referencial de qualidade em todo o mundo. O sistema reúne avaliações de mais de 17 milhões e 700 mil animais (17.726.424) das raças zebuínas de corte, processadas com a utilização de mais de 21 milhões de fenótipos e características de crescimento, idade ao primeiro parto, stayability, perímetro escrotal ao ano e ao sobreano, ultrassonografia de carcaça e de características morfológicas. Vale destacar ainda que já são mais de 429 mil genotipagens realizadas pelo PMGZ, das raças Nelore e Tabapuã, cujos resultados estão incorporados nas novas avaliações divulgadas.