17ª ExpoGenética: De Olho no Material Escolar proporciona a centenas de estudantes uma imersão no mundo do agronegócio
O entusiasmo dos pequenos foi evidente. O estudante Guilherme Guimarães ficou maravilhado ao vivenciar na prática o que antes conhecia apenas nos livros. “Eu acho mais legal o momento inesperado quando o óvulo e o esperma se encontram na vaca”, comentou.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias utilizadas e participaram de uma demonstração de inseminação artificial. “Mostrar para eles que é uma produção sustentável e que o bem-estar animal está presente em todos os processos, tanto na pecuária de leite quanto na pecuária de corte, trazendo as novas gerações para fazer parte do nosso agronegócio brasileiro”, destacou Julia de Lima Guimarães, médica veterinária na Genex Brasil.
Em seguida, foi a vez de entender como o bem-estar animal é garantido durante todo o processo e esclarecer mitos e verdades sobre a cadeia produtiva da carne e do leite no espaço da Romancini Troncos e Balanças.
“Durante a visita, explicamos todo o processo pelo qual os animais passam, desde a inseminação até o momento que chegam ao confinamento. As crianças também aprenderam como funcionam os programas de melhoramento genético”, explicou a pesquisadora do Instituto de Zootecnia, Renata Branco.
Também houve oportunidade de interagir com os animais no pavilhão da Naviraí, além de fazer perguntas aos profissionais que cuidam dos animais no dia a dia. “Os animais são extremamente dóceis e as crianças puderam passar a mão neles com a maior satisfação do mundo”, disse o capataz, Jean Carlos Vilela Nunes.
Até o final da feira, cerca de 600 estudantes devem visitar o Parque Fernando Costa para participar do “Vivenciando a Prática”, promovida pela De Olho no Material Escolar, com o apoio da ABCZ, Museu do Zebu e FAZU. Durante a 17ª ExpoGenética, o projeto conta com as parcerias da Programa Leilões, Romancini Troncos e Balanças, Fazenda ELGE, Genex, ABS, Alta Genetics, Beckhauser, Trow Nutrition e Tabapuã Balsas Onda Verde.
A entidade já levou cerca de 35 mil alunos e profissionais da comunidade escolar para imersões no agronegócio. Os estudantes, com idades entre 10 e 13 anos, visitam empresas de diferentes segmentos de atuação e portes, durante três dias, em dois turnos, sempre com acompanhamento dos professores, da equipe da De Olho, de representantes do Museu do Zebu e de um técnico em cada empresa apoiadora visitada.
“Trazemos as crianças da cidade para fazer uma conexão com o que vivemos no campo. Levamos esses estudantes nas feiras, nas propriedades rurais, nas cooperativas no Brasil todo”, explica Renata Andretta, associada do projeto De Olho no Material Escolar.
Durante a visita, também foi abordada a história do Zebu, seus valores, necessidades e desafios do agro. “Conversamos sobre a importância do agro para o desenvolvimento do país e o papel fundamental da sucessão familiar na continuidade das propriedades rurais. Também destacamos o valor do Zebu no mercado”, descreve a Supervisora Administrativa do Museu do Zebu, Maria Goretti dos Santos.
A 17ª ExpoGenética é organizada e realizada pela ABCZ com apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/Faemg/Senar, Emater Minas Gerais, patrocínio da Neogen e Romancini Troncos e Balanças. Dona Nenem é o café oficial e Itaipava, a cerveja oficial.