17ª ExpoGenética: animais do PNAT passam por votação dos criadores e técnicos de registro e do setor
“Nós tivemos um pré-filtro de aproximadamente 200 mil RGNs. Desse total, tivemos um pré-filtro de 50 mil animais. Desses 50 mil, vieram 101 para o TDEA na Fazu, dos quais estão aqui 36 animais. Esses são realmente exemplares melhoradores geneticamente”, comenta o Supervisor de Provas Zootécnicas da ABCZ, Mauro Bueno da Fonseca.
Esses animais se destacaram entre 101 que participaram do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que ocorreu na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG).
Antes disso, foram selecionados em um universo com 55 mil touros jovens aptos a participar do PNAT deste ano. E é por isso que é motivo de tanto orgulho para os criadores ter um animal classificado, como conta o Neusrivan. O criatório Colonial Agropecuária participa desde a primeira edição e, mais uma vez, teve um touro classificado da raça Nelore que, inclusive, já está contratado por central de genética.
“Ele é um animal de boa avaliação e pedigree, e racialmente perfeito. A gente busca manter as características inerentes à raça Nelore, que fizeram a raça chegar ao patamar que chegou”, diz Neurisvan Teixeira, Gerente Comercial da Colonial Agropecuária.
São selecionados reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 25 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do PMGZ, tudo isso para disseminar a genética superior.
“A gente está muito satisfeito em ver a evolução do nosso rebanho e da raça Brahman, e do próprio PNAT, e comprovando que estamos fazendo o nosso trabalho bem-feito”, conta Maressa Guimarães, Gerente Internacional da Brahman Braúnas.
Daqui vão sair os touros colaboradores do programa que tem como missão disseminar a genética superior em todo o país. Após essa votação serão escolhidos 13 animais da raça Nelore e dois animais das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã.
“É a qualidade dos animais que estão aqui à mostra que demonstra que os criadores estão fazendo um trabalho extraordinário junto à equipe técnica nas propriedades”, finaliza o Técnico de Registro da ABCZ, Rafael Resende de Oliveira.
A 17ª ExpoGenética é organizada e realizada pela ABCZ com apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/Faemg/Senar, Emater Minas Gerais, patrocínio da Neogen e Romancini Troncos e Balanças. Dona Nenem é o café oficial e Itaipava, a cerveja oficial.