Português
18 DE JULHO DE 2024. POR JOYCE RODRIGUES

Primeiro Encontro Rural Jovem no Nordeste reúne mais de 80 jovens no Ceará

Primeiro Encontro Rural Jovem no Nordeste reúne mais de 80 jovens no Ceará
Na manhã desta quinta-feira (18), o Nordeste recebeu o primeiro Encontro Rural Jovem da região, que reuniu mais de 80 estudantes das ciências agrárias no Crato, estado do Ceará, na região do Cariri. O evento, que contou com o apoio de faculdades e universidades locais, foi organizado com auxílio do conselheiro consultivo da ABCZ José Kleber Calou Filho e teve como objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e oportunidades para os jovens interessados no setor agropecuário.

“Esse 1º encontro veio para apresentar a diversidade de ações e oportunidades que o setor do agro pode oferecer a juventude que começa a entrar no mercado de trabalho, por isso sou muito grato aos amigos Gabriel  e Emanuel pela oportunidade de trazer ao Crato e ao Ceará , quando dos 80 Anos da maior exposição do Norte e Nordeste um evento da envergadura do assistimos” enalteceu o conselheiro .

“O Encontro Rural Jovem no Nordeste foi um marco para nós e certamente para os estudantes das ciências agrárias da região do Cariri, proporcionando um ambiente de aprendizado, demonstrando na prática a necessidade de engajar os jovens, visando o desenvolvimento sustentável e a sucessão familiar no campo”, elogiou o presidente da ABCZ Jovem, Emanuel Freire.
Durante o encontro, foram realizados três painéis que abordaram temas de grande relevância para os participantes. O primeiro painel discutiu a sucessão familiar no agronegócio, contando com a participação do presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e o coordenador do Encontro de Produtores Rurais do Ceará, Alexandre Fontelles. Eles compartilharam suas experiências e destacaram a importância da sucessão familiar para a continuidade e o crescimento das atividades rurais.

O segundo painel abordou as ciências agrárias e as oportunidades no mercado de trabalho. O médico veterinário Samuel Sampaio, o técnico de campo João Ítalo e a zootecnista Marcela Galvão falaram de suas trajetórias profissionais e apresentaram as diversas áreas de atuação dentro das ciências agrárias. 

O terceiro painel teve como tema a genética e o bem-estar na bovinocultura, com foco nas raças e adaptabilidade. O presidente da ABCZ Jovem, Emanuel Freire e os professores Jorge André e Antônio Nelson Lima da Costa discutiram os avanços e as tendências na área de genética bovina, bem como a relevância do bem-estar animal na produção pecuária.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar