Português
05 DE JULHO DE 2024. POR DANIELA MIRANDA

PNAT 2024: Equipe da Fazu recebe treinamento sobre avaliação EPMURAS

PNAT 2024: Equipe da Fazu recebe treinamento sobre avaliação EPMURAS
Integrantes da equipe de trabalho do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2024, incluindo estagiários, colaboradores e professores da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), participaram nesta terça-feira (2) de um treinamento sobre EPMURAS. A capacitação foi conduzida por Mauro Bueno da Fonseca, Supervisor de Provas Zootécnicas da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Neste ano, o TDEA conta com a participação de 101 animais das raças zebuínas Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. Esses animais, oriundos de vários estados brasileiros, representam a alta qualidade genética avaliada pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela ABCZ.

O treinamento focou no conceito de EPMURAS, que abrange a estrutura corporal (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais (R), aprumos (A) e características sexuais (S).

"Todos os animais participantes do TDEA PNAT passam por no mínimo três avaliações visuais por EPMURAS até o encerramento do teste. Assim, considero de grande importância que os alunos que desenvolvem o estágio durante o TDEA, os quais serão futuros profissionais da área, compreendam a importância do EPMURAS, que além de ser utilizado como auxiliar no processo de seleção e melhoramento genético dos rebanhos, é também um dos parâmetros que compõem o índice PNAT, o qual é utilizado para a classificação final dos animais aptos a se tornarem um touro PNAT", afirma Mauro. 

Mauro Bueno, que conduziu o treinamento, é Zootecnista formado pela Fazu, com mestrado em melhoramento genético animal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Membro Efetivo do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas.

Este foi um dos treinamentos realizados para a equipe do PNAT. Além do EPMURAS, a equipe já participou também de um treinamento sobre eficiência alimentar com a coordenadora do TDEA e pesquisadora da Fazu, Juliana Paschoal. A equipe ainda irá participar de outros novos treinamentos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar