Português
27 DE JUNHO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

ABCZ participa de primeira reunião de comitê gestor para administração da Fundação Peirópolis, em Uberaba (MG)

ABCZ participa de primeira reunião de comitê gestor para administração da Fundação Peirópolis, em Uberaba (MG)
Encontro na 15ª Promotoria de Justiça do município discutiu regularização documental e estrutural da instituição, que é responsável por projetos de educação e pesquisa para a sociedade uberabense

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) participou, nesta semana, da primeira reunião do comitê gestor da Fundação Peirópolis de Uberaba, na 15ª Promotoria de Justiça do município. Criada em maio, por determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a comissão é formada por representantes da ABCZ, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Associação de Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis. O objetivo é retomar os trabalhos da Fundação, especialmente de estímulo à educação e pesquisa, que estavam paralisados desde 2021.  

“O recente reconhecimento do Geoparque Uberaba pela Unesco terminou por incentivar e motivar pessoas a retomar os trabalhos de educação e pesquisa, desenvolvidos pela Fundação Peirópolis, tornando possível a identificação de pessoas idôneas dispostas a assumir a gestão da fundação”, destacou o promotor José Carlos Fernandes Júnior. 

Além do promotor, participaram do encontro o diretor da ABCZ, Gilberto Barata, o pró-reitor da UFTM, Helder Paolini, e o membro da Associação de Peirópolis, José Carlos da Silva. “Na oportunidade debatemos os critérios para adequação e reestruturação do estatuto social da Fundação, ficando estabelecido que, no prazo de 30 dias, nosso comitê deverá apresentar minuta da documentação estrutural. Sem dúvidas, é mais um passo importante para proporcionar bons frutos à toda a sociedade uberabense”, enfatizou Gilberto Barata, relembrando que a Fundação Peirópolis foi instituída pelo pecuarista, proprietário da Nova Índia Genética, e associado da ABCZ, Dr. Dirceu de Azevedo Borges. “Um belo trabalho desenvolvido pelo Dr. Dirceu nas décadas de 1990 e 2000, que deixou um legado de conhecimento para toda a sociedade”, ressaltou.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar