Durante live técnica, ABCZ lança ranking dos rebanhos participantes do PMGZ Leite Max, edição 2024
Na noite de ontem (12), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou o lançamento do ranking dos rebanhos participantes do PMGZ Leite Max, edição 2024. A transmissão, ancorada ao vivo da Megaleite, contou com a participação do Diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, Rodrigo Simões, o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento do Leite, Carlos Henrique Cavallari Machado, e a Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar.
O documento apresenta a atualização das avaliações genéticas do PMGZ Leite Max para as raças Gir Leiteiro, Guzerá, Guzolando e Sindi. As informações tiveram como base o controle leiteiro da ABCZ, que é executado desde 1976 com o objetivo de contribuir com o trabalho de seleção do Zebu leiteiro.
“Esta é a segunda edição do ranking dos rebanhos, criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos criadores que arduamente fazem essa coleta de dados junto com os técnicos de campo da ABCZ. Hoje existem mais de 400 rebanhos em coleta, relembrando que o compilado deste ano foi feito com base no ano de 2023”, destaca Mariana Alencar.
Entre as informações divulgadas estão a categoria maior média de produção de leite em até 305 dias, por raça; categoria menor média de intervalo de partos, por raça; categoria maior média de produção vitalícia, por raça; categoria maior média de vida produtiva, por raça; categoria menor média de idade ao primeiro parto, por raça; relação das lactações especiais encerradas no ano base 2023, por raça; relação de matrizes eméritas, com lactação encerrada no ano base 2023, por raça; relação de matrizes com lactação vitalícia nas classes ouro, prata e bronze, com lactação encerrada no ano base 2023 por raça.
O ranking dos rebanhos participantes do PMGZ Leite Max, edição 2024, está disponível para download no site da ABCZ.
Outro tema debatido durante a live técnica foi o Sistema Único de Mensuração. A ferramenta, desenvolvida em parceria entre a ABCZ e a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), tem como objetivo a padronização da avaliação dos rebanhos, proporcionando maior transparência e confiabilidade nos dados.
Neste primeiro momento estão habilitados sete Técnicos de Campo da ABCZ, que ficarão encarregados da coleta de dados, seguindo a tendência de todos os colégios mundiais de classificadores. Todas as orientações desse processo serão enviadas aos associados participantes do PMGZ Leite.
“É um momento muito importante! É um complemento das avaliações do leite, lembrando que vamos trabalhar na parte da mensuração, mas sem esquecer das outras características. Nossa intenção é formar um banco de dados consistente que vai dar origem às avaliações genéticas e futuramente será produzido um índice, respeitando a variabilidade e a heterogeneidade dos animais. Isso será muito proveitoso para que, no futuro, possamos catalogar as informações e definir uma classificação final de acordo com a real necessidade da raça”, explica Carlos Henrique Cavallari.
“É importantíssima a adesão dos criadores para permitir que a ABCZ continue entregando cada vez melhores resultados”, complementa Rodrigo Simões.
A 2ª ExpoLeite também foi pauta da live. O evento, voltado exclusivamente para a cadeia leiteira, trará inovações e uma programação diversificada, visando atrair tanto profissionais do setor quanto o público geral. A feira será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Outras informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais da ABCZ.
Para assistir a live técnica, acesse o canal da ABCZ TV no YouTube, ou clique aqui.