MegaLeite 2024: ABCZ participa da abertura oficial da feira, em Belo Horizonte (MG)
Inauguração da maior feira do setor leiteiro da América Latina contou com a presença de autoridades e foi marcada pela apresentação de ações em defesa do produtor brasileiro
Na noite desta terça-feira (11), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) participou da abertura oficial da MegaLeite 2024, a edição deste ano da maior feira da cadeia produtiva do leite da América Latina. Com um estande montado no evento durante toda a programação, a entidade foi representada pela gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar, e pelo diretor comercial da associação, Arnaldo Prata Filho.
Realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), a inauguração da feira foi marcada pela participação de autoridades políticas, homenagens e novidades para o setor da produção de leite nos níveis estadual e nacional. Durante a cerimônia, discursaram autoridades como Domício Arruda, presidente da entidade organizadora do evento, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou o trabalho exemplar exercido pelos produtores de leite do estado, que movimentam uma das principais cadeias produtivas de Minas Gerais, e revelou ações tomadas pelo governo para valorizar estes profissionais e o mercado nacional de lácteos.
“É meu dever agradecer o trabalho de cada um dos produtores de leite do nosso estado, do pequeno ao grande. Valorizamos muito estes pecuaristas – especialmente, em um ano difícil como este, que começou com a invasão do leite importado da Argentina e do Uruguai, que causou um enorme problema”, apontou.
“O que temos visto até aqui é muita resiliência, e vamos continuar ao lado dos nossos produtores. Eu e o governador Romeu Zema já determinamos à Secretaria de Estado de Fazenda que renove a proibição de concessão de benefício fiscal a importadores de leite por mais de 90 dias. Assim, os laticínios que insistirem na importação desse leite continuarão sem os benefícios fiscais até que compreendam que estão destruindo um mercado muito importante em Minas Gerais, que é o mercado lácteo”, enfatizou o vice-governador.
Simões destacou, ainda, que a cadeia do leite de Minas é responsável por mais de 30% do mercado nacional de produtos lácteos, empregando mais de 250 mil pessoas.
Engajada na defesa do criador das raças zebuínas leiteiras, a ABCZ comemorou a abertura oficial da MegaLeite.
“Estamos felizes por, mais uma vez, participarmos deste momento da maior feira da pecuária zebuína leiteira da América Latina. A atual gestão da ABCZ preocupa-se muito com a representatividade do leite – prova disso foi a criação, até então inédita na entidade, da Diretoria da Pecuária Leiteira”, afirmou Arnaldo Prata Filho.
A ABCZ estará presente na MegaLeite até o próximo sábado (15), último dia da programação da feira. Quem passar pelo estande da entidade no Parque da Gameleira poderá conhecer os serviços prestados pela associação aos pecuaristas de todo o país e obter informações sobre o melhoramento genético do Zebu.