Superintendente Geral da ABCZ recebe título de Cidadania Uberabense
Natural de Sertanópolis no Paraná, Moacir Sgarioni trabalhou por 41 ano na seleção das raças Gir, Nelore e Guzerá
O Superintendente Geral da ABCZ, Moacir Norberto Sgarioni agora é Cidadão Uberabense. A entrega do título foi realizada na noite de terça-feira, (28), pelo vereador Marcos Jammal. Moacir estava acompanhado do presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid e do gerente Comercial e de Exposições, Rodrigo Abdanur. “A minha relação com Uberaba é antiga, desde 1970 com as visitas a criadores e selecionadores da região”, lembrou Moacir.
“Moacir sempre se dedicou ao Zebu desde o começo junto da família Garcia Cid, tem todo um trabalho que ele fez com as exportações de animais e sêmen, além do papel que continua desempenhando, então, nada mais justo que dar esse título a ele”, destacou o vereador Marcos Jammal.
“Moacir, além de um grande amigo da família é um exemplo de homem e de gestor. Uberaba nos acolheu com muita hospitalidade e o trabalho que fazemos juntos na ABCZ tem como objetivo projetar cada vez mais a Terra do Zebu como vitrine genética para o mundo”, elogiou o presidente da ABCZ Gabriel Garcia Cid.
Sobre Moacir Sgarioni - Moacir é brasileiro, natural de Sertanópolis. Filho de Adelino Sgarioni e Alzira Betarelli Sgarioni, é casado com Mercedes de Jesus Lázaro com quem tem dois filhos: Luciana Lázaro Sgarioni e Bruno Lázaro Sgarioni. Moacir é avô de dois netos, Gabriel Correia Sgarioni e Daniel Correia Sgarioni.
Por 41 anos trabalhou na seleção das raças Gir, Nelore e Guzerá, sendo de 1968 a 1992 com Celso Garcia Cid e família. Recepcionou criadores nacionais e internacionais, visitou mais de 20 países na América do Sul, Norte, Central, Europa e três vezes a Índia. Entre os anos de 1968 e 1984 realizou 13 exportações de 1.689 animais e 11 exportações de 1.689 doses de sêmen de zebuínos.
O gestor de agronegócio tem vasta experiência em administração empresarial e já trabalhou intensamente na divulgação do Zebu brasileiro.
Moacir é sócio fundador da Associação dos Neloristas do Paraná, onde também foi diretor por diversas gestões. Foi diretor da Sociedade Rural de Maringá, fundador e diretor do Núcleo de Criadores de Nelore de Maringá, foi diretor e presidente da Sociedade Rural do Paraná, onde é atual conselheiro. Foi diretor, conselheiro e comodoro do Iate Clube de Londrina por quatro gestões.
Em 1974, participou da comissão de criação do Programa de Melhoramento Genético PROBOV. Em julho de 1986, foi conferencista no 1º Congresso Internacional de gado Gir em Villahermosa, Tabasco, no México. Na ocasião, recebeu o título de “Huésped Distinguido de La Ciudade. Em novembro de 1988, foi palestrante do 1º Simpósio Estadual sobre Zebu com o tema: ´Administração Rural, Manejo e Mercado para Mulheres de Negócios´.
Em agosto de 2008, recebeu o título de Mérito do iate Clube de Londrina pelos relevantes serviços prestados. Em maio de 2004, por ocasião dos 80 anos da ABCZ, foi homenageado pelos serviços prestados à pecuária nacional. Em novembro de 2014, recebeu o título de cidadão honorário de Londrina. Em maio de 2016, recebeu do Convention e Bureau e Sebrae, título de ‘Embaixador de Londrina’ pela importante contribuição para o relacionamento nos negócios nacionais e internacionais. Em setembro de 2017, recebeu do 30º batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, o título de ‘Amigo do 30º Batalhão’.