Projeto 'De Olho No Material Escolar' traz estudantes e professores à ExpoZebu
Desde o começo da 89ª ExpoZebu, o Parque Fernando Costa está recebendo visitantes do mundo todo. Mas, pela primeira vez, recebeu os alunos pelo projeto 'De Olho No Material Escolar'.
A iniciativa foi criada por mães envolvidas no setor do agronegócio e tem o objetivo de fazer uma conexão entre a cidade e o campo abordando sobre bem-estar animal, manejo racional e genética zebuína.
Entre as atividades, está a experiência educativa e imersiva "Vivenciando a Prática", uma visita guiada por toda a feira para alunos e professores compreenderem de forma mais profunda como funciona o agronegócio.
"Algumas mães durante a pandemia foram estudar com os seus filhos e elas precisaram passar os conteúdos que estavam nos livros para as crianças. Ali elas perceberam que era um conteúdo muito diferente da realidade que a gente vive no agro hoje. Foi aí que elas começaram os trabalhos com as editoras", esclareceu Renata Andretta, coordenadora do projeto Vivenciando a Prática.
Cerca de 400 alunos, desde o primeiro ano ao ensino médio, de seis escolas, participaram do passeio e viram as tecnologias usadas atualmente e os avanços que vem revolucionando o setor ao longo dos anos.
"É muito diferente quando você fala de um conteúdo na sala de aula. Você pode até mostrar um vídeo ou trabalhar uma música, mas vivenciar essa experiência e ver de perto aquilo aprendem na teoria é extremamente significativo. É uma aprendizagem que eles vão levar para o resto da vida por que vivenciaram essa possibilidade de construir um conhecimento não só científico, mas um conhecimento prático", Filipe Carota, professor.
No ciclo de visitação, os estudantes foram recepcionados por um técnico da ABCZ que mostrou sobre o processo de produção de leite, da criação do gado, reprodução animal e detalhes dos equipamentos e maquinários. Além disso, conheceram as diferentes raças zebuínas e alguns dos estandes que oferecem produtos e serviços ao agronegócio.
"Eles são o futuro, é eles que vão replicar o que recebem e nada melhor do que receberem a informação correta, o que realmente acontece no setor pecuário", comentou o supervisor de provas zootécnicas da ABCZ, Paulo Ricardo Martins Lima.
A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, NEOGEN, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa - Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura Municipal de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.