Presidente da ABCZ recebe medalha comemorativa aos 50 anos da Embrapa
Gabriel Garcia Cid esteve em Campo Grande, onde se encontrou com lideranças do agro
Fotos: Vagno Valêncio
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, tinha apenas um ano de idade quando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada. Na sexta – feira (19), noite do seu aniversário, Gabriel recebeu na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), a medalha legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”, em comemoração aos 50 anos da Embrapa.
A sessão solene foi realizada no plenário “Oliva Enciso”, presidida pelo presidente da casa, o vereador Carlos Augusto Borges. Na ocasião, Gabriel dedicou o prêmio a toda Diretoria da ABCZ, ao corpo técnico da entidade e aos mais de 25 mil associados. Também faz reverência ao saudoso melhorista, pesquisador e expoente da Embrapa, Luiz Otávio Campos da Silva.
“Sabemos que a Embrapa e o Luiz Otávio sempre tiveram uma história de sucesso, dedicação e amor e a Embrapa e ABCZ têm muito em comum: trabalham incansavelmente, contribuindo de forma significativa para o avanço da produção de alimentos no Brasil. Seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade é notável, e seus resultados têm impactado positivamente a vida de milhares de produtores rurais”, destacou o presidente da ABCZ.
Gabriel estava acompanhado do técnico responsável pelo ETR de Campo Grande, Adriano Garcia, o ex-técnico da ABCZ José Melo e o conselheiro da ABCZ no Instituto Pensar Agro (IPA), Alfredo Zamlutti. O presidente da ABCZ encontrou lideranças do agro, como o pesquisador e chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa.
Saiba mais- Há 45 anos, Embrapa e ABCZ firmavam o primeiro contrato de cooperação. Naquela época, a ABCZ já fazia o controle de genealogia e nascimento, mas a parceria com a Embrapa possibilitou a análise de dados para gerar mais informações sobre a qualidade dos touros. O primeiro convênio foi estendido em 1982 para nível nacional e, em 1984, ocorreu o lançamento do 1º Sumário de Avaliação de Touros no Brasil. Ao longo do tempo, as metodologias só foram melhorando e as parcerias foram ampliadas, como o uso da genômica. Juntamos as bases de dados e, hoje, temos avaliações conjuntas que impactam toda a cadeia produtiva.
Gabriel Garcia Cid agradeceu às equipes da ABCZ e da Embrapa pelo reconhecimento por meio da medalha legislativa. “É um incentivo para que continuemos trabalhando arduamente em prol do desenvolvimento sustentável e do respeito ao produtor rural e à agropecuária brasileira” finalizou.