Português
20 DE ABRIL DE 2024. POR JOYCE RODRIGUES

Presidente da ABCZ recebe medalha comemorativa aos 50 anos da Embrapa

Presidente da ABCZ recebe medalha comemorativa aos 50 anos da Embrapa

Gabriel Garcia Cid esteve em Campo Grande, onde se encontrou com lideranças do agro

Fotos: Vagno  Valêncio

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, tinha apenas um ano de idade quando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada. Na sexta – feira (19),  noite do seu aniversário, Gabriel recebeu na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), a medalha legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”, em comemoração aos 50 anos da Embrapa.      
                                           
A sessão solene foi realizada no plenário “Oliva Enciso”, presidida pelo presidente da casa, o vereador Carlos Augusto Borges. Na ocasião, Gabriel dedicou o prêmio a toda Diretoria da ABCZ, ao corpo técnico da entidade e aos mais de 25 mil associados. Também faz reverência ao saudoso melhorista, pesquisador e expoente da Embrapa, Luiz Otávio Campos da Silva.


“Sabemos que a Embrapa e o Luiz Otávio sempre tiveram uma história de sucesso, dedicação e amor e a Embrapa e ABCZ têm muito em comum: trabalham incansavelmente, contribuindo de forma significativa para o avanço da produção de alimentos no Brasil. Seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade é notável, e seus resultados têm impactado positivamente a vida de milhares de produtores rurais”, destacou o presidente da ABCZ.
Gabriel estava acompanhado do técnico responsável pelo ETR de Campo Grande, Adriano Garcia, o ex-técnico da ABCZ José Melo e o conselheiro da ABCZ no Instituto Pensar Agro (IPA), Alfredo Zamlutti. O presidente da ABCZ encontrou lideranças do agro, como o pesquisador e chefe geral da Embrapa Gado de Corte,  Antônio do Nascimento Ferreira Rosa.


Saiba mais- Há 45 anos, Embrapa e ABCZ firmavam o primeiro contrato de cooperação. Naquela época, a ABCZ já fazia o controle de genealogia e nascimento, mas a parceria com a Embrapa possibilitou a análise de dados para gerar mais informações sobre a qualidade dos touros.  O primeiro convênio foi estendido em 1982 para nível nacional e, em 1984, ocorreu o lançamento do 1º Sumário de Avaliação de Touros no Brasil. Ao longo do tempo, as metodologias só foram melhorando e as parcerias foram ampliadas, como o uso da genômica. Juntamos as bases de dados e, hoje, temos avaliações conjuntas que impactam toda a cadeia produtiva.               


Gabriel Garcia Cid agradeceu às equipes da ABCZ e da Embrapa pelo reconhecimento por meio da medalha legislativa. “É um incentivo para que continuemos trabalhando arduamente em prol do desenvolvimento sustentável e do respeito ao produtor rural e à agropecuária brasileira” finalizou.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar