PNAT 2023: reprodutores classificados somam 13.150 doses de sêmen distribuídas
Os reprodutores classificados na edição de 2023 do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) já tiveram 13.150 doses de sêmen distribuídas em fazendas de 17 unidades federativas do país. No total, 20 touros foram selecionados pelo programa no ano passado, incluindo exemplares das raças Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã.
Entre os reprodutores classificados, 17 tiveram suas doses de sêmen coletadas em centrais de genética: 13 animais da raça Nelore; dois touros Nelore Mocho; outros dois da raça Sindi e três reprodutores Tabapuã. Os criadores interessados em adquirir esta genética fizeram seus pedidos à ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e já receberam as doses em suas propriedades.
“Anualmente, o PNAT demonstra na prática o seu potencial para o desenvolvimento de rebanhos de todo o país. Trata-se do maior e melhor teste de desempenho de touros jovens das raças zebuínas, que permite a avaliação destes animais e de suas progênies de forma eficiente e sistemática, aumentando de forma notável a confiabilidade dos valores genéticos apresentados pelo PMGZ”, aponta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
De acordo com o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da entidade, Ricardo Abreu, uma das principais novidades desta edição do PNAT é a inclusão de rebanhos participantes do PMGZ Comercial, além do PMGZ Corte.
“Com o objetivo de democratizar o acesso à genética de touros jovens melhoradores e avaliados, um total de 3.910 doses de sêmen foram distribuídas por propriedades que abrigam rebanhos participantes da modalidade comercial, consolidando o melhoramento genético sem fronteiras”, conta Ricardo.
Além disso, vale ressaltar que a Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), localizada no município mineiro, também recebeu a genética das quatro raças.
“Uma das fases mais importantes do PNAT é o teste de progênie dos touros aprovados e votados na ExpoGenética – isso agiliza a disponibilização das avaliações zootécnicas e genéticas desses animais nos programas de melhoramento genético da ABCZ. Todo esse processo faz com que o PNAT seja considerado a maior fonte genética de touros jovens do país para as centrais de inseminação artificial”, destaca o gerente.
Ainda de acordo com Ricardo, o criador interessado em adquirir a genética dos touros PNAT deve entrar em contato com a ABCZ o quanto antes, já que restam poucas doses disponíveis nas centrais.
“O PNAT é uma importante ferramenta de descoberta de novos reprodutores. Esses animais passam por rigorosos crivos de seleção até chegarem à propriedade do criador. Além de contribuir para evolução genética de cada rebanho colaborador, esses jovens touros têm significativa participação na difusão do melhoramento genético zebuíno por todo o Brasil", avalia Carla Martins, analista técnica do PMGZ Comercial.
O prazo para realizar a solicitação encerra-se no dia 30 de abril – vale lembrar que as doses são oferecidas sem custo para os rebanhos colaboradores do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuinos) e do PMGZ Comercial.
Para mais informações, acesse: www.abcz.org.br/pmgz/pnat/rebanho-colaborador.
Confira abaixo os números de doses de sêmen distribuídas em rebanhos PO e comerciais, divididos por raça: