ABCZ comemora 104 anos do registro da Marca F
A 47ª marca registrada no Ministério da Agricultura foi fundada por Francisco José de Carvalho
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comemora, nesta segunda-feira (8), o aniversário de 104 anos do registro da Marca F no então Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, feito pelo selecionador Francisco José de Carvalho, avô do Vice-Presidente da associação, Antônio José Prata Carvalho, o Tonico Carvalho.
O registro da marca aconteceu em 1920, dois anos após a primeira importação de animais zebuínos da Índia, realizada por Francisco. “De lá para cá, toda a família Carvalho – os filhos dele, netos e, agora, os bisnetos – deram continuidade a esse trabalho de seleção e melhoramento genético. Acompanhamos todo o desenvolvimento do rebanho brasileiro, sempre procurando disponibilizar essa genética melhoradora”, aponta Tonico.
Foi esse trabalho contínuo de melhoria constante que ajudou o Brasil a se tornar na referência incontestável que é hoje, consolidando-se como o maior exportador de carne bovina do mundo, e o segundo maior produtor da proteína.
“Para mim, é uma grande satisfação e felicidade fazer parte dessa família e dessa história tão bonita”, diz.
A Marca F foi a 47ª marca de gado bovino registrada no Ministério, representando um passo de grande importância na criação de animais puros e melhoradores.
Hoje, Tonico, dando continuidade à tradição familiar iniciada pelo seu avô, atua na Fazenda Brumado, em Barretos (SP), assim como seu pai, Rubico Carvalho, também fez.
Da mesma forma, o irmão de Tonico, o sr. Francisco Carvalho, continua demonstrando a qualidade da genética da Marca F, utilizando essa linhagem até os dias de hoje.
“A marca sempre foi motivo de muito orgulho. Tanto eu quanto o meu filho, Rubens Andrade Carvalho Neto, utilizamos essa genética até hoje – na minha propriedade, a Fazenda Arroio Sexto, em Campo Grande, já estamos no 49º leilão com reprodutores com essa genética. Isso é prova da sua qualidade e relevância até hoje”, comemora.
O sr. Francisco participou pessoalmente da última importação de gado Zebu da Índia para o Brasil, no ano de 1962, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da pecuária zebuína nacional como a conhecemos hoje.