Português
14 DE MARÇO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

ABCZ integra grupo de pesquisa para fortalecimento da raça Gir Leiteiro

ABCZ integra grupo de pesquisa para fortalecimento da raça Gir Leiteiro
‘Rede Gir Leiteiro’ reúne representantes da ABCZ, ABCGil, Embrapa Gado de Leite, Epamig, Fazu, IZ-APTA, e UFMG

A raça Gir Leiteiro ganha força com a criação da ‘Rede Gir Leiteiro’, grupo de pesquisa que buscará desenvolver novos projetos para beneficiar a raça. A rede é formada por representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Instituto de Zootecnia de São Paulo (IZ-APTA), e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Formamos o grupo para fortalecer a raça, por meio de projetos de modo conjunto. O papel da ABCZ é muito importante neste processo, já que ela detém informações relevantes com o controle leiteiro dos animais, além do vasto conhecimento de sua equipe técnica de pecuária leiteira. Certamente, com esta rede de pesquisa, teremos trabalhos de muito mais qualidade, contribuindo cada vez mais para o avanço da produção de leite no país”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícios Barbosa da Silva. 

O grupo já iniciou reuniões para desenvolver pesquisas com novas características para a raça Gir Leiteiro, como eficiência alimentar, resistência a doenças, resposta a novos sistemas de produção, persistência de lactação, além de outros trabalhos já em desenvolvimento pelas instituições participantes. "Essa rede permitirá compartilhar experiências e informações técnicas, otimizando recursos e dando mais praticidade para as pesquisas relacionadas à essa importante raça leiteira”, ressalta Carlos Henrique Cavallari Machado.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar