Português
13 DE MARÇO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

ABCZ participa de reunião com União Europeia para debater sustentabilidade no agro

ABCZ participa de reunião com União Europeia para debater sustentabilidade no agro
Bloco europeu exigirá novas regras para importação de produtos; Governo de Minas apresenta Selo Verde, que comprova a sustentabilidade da produção mineira

A sustentabilidade do agro é cada vez mais debatida no mundo e, nesse contexto, o Brasil ocupa posição de destaque. Nesta semana, o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento do Leite da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, representou a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), participando virtualmente de reunião com representantes da União Europeia e do Governo de Minas, para debater sobre a sustentabilidade da produção das principais cadeias produtivas do agro. 

Na ocasião, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentaram a plataforma Selo Verde, que atesta a conformidade das propriedades rurais mineiras ao Código Florestal. Lembrando que, em 2019, o bloco europeu apresentou novas regras para importação de produtos do agro. A partir de 2025, os países fornecedores deverão apresentar documentação que comprove que o produto não tem origem em áreas desmatadas. 

A plataforma Selo Verde MG foi desenvolvida pelo Governo do Estado, em conjunto com o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e a UFMG, e contou com apoio do programa Al-Invest, da União Europeia. “A produção de bovinos tem grande relevância em nosso estado, assim como a de café, soja, madeira, entre outros. Convidamos a ABCZ para a reunião, tendo em vista a comercialização de carne e couro para o mercado europeu. É uma cadeia que terá que ter rastreabilidade, assegurando aos consumidores europeus que os produtos são elaborados sem desmatamento. A ABCZ é muito importante nesse processo de construção, mostrando a sustentabilidade da nossa pecuária”, destaca o Vice-Secretário da Seapa-MG, João Ricardo Albanez. 

Participaram da reunião representantes de todo o setor produtivo, além de Secretarias de Agricultura e Pecuária de outros estados. Na oportunidade, os representantes da União Europeia visitaram propriedades na região de Belo Horizonte (MG) para conhecer de perto sistemas sustentáveis da produção mineira.  

“A reunião foi importante para demonstrar nosso comprometimento com a sustentabilidade. A ABCZ continuará atuante, junto aos seus mais de 25 mil associados, promovendo uma pecuária cada vez mais eficiente e garantindo a preservação do meio ambiente”, enfatiza Carlos Henrique Cavallari.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar