Português
05 DE MARÇO DE 2024. POR BRENO CORDEIRO

Melhoramento genético e registro genealógico são destaques na participação da ABCZ no Encontro que Conecta Pecuaristas, em Marabá (PA)

Melhoramento genético e registro genealógico são destaques na participação da ABCZ no Encontro que Conecta Pecuaristas, em Marabá (PA)
Encontro foi promovido pela central de genética Genex, por meio do programa Genex Conecta; próxima edição será realizada em parceria com a ABCZ Mulher

No último sábado (2), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou do Encontro que Conecta Pecuaristas, em Marabá (PA). Promovido pelo programa Genex Conecta, o evento reuniu 170 criadores para uma programação recheada de troca de experiências e conhecimentos sobre melhoramento genético e outros assuntos relevantes para a pecuária.

A entidade foi representada pelo Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético, Ricardo Abreu, além dos técnicos de campo Erwin Quiroga, Aurélio Vilela e Carlos Gil, bem como o criador parceiro do PMGZ Comercial e conselheiro da ABCZ, José Ulisses.

“Foi muito importante a participação das equipes técnica e de fomento. Tivemos a oportunidade de conversar com 170 criadores sobre o poder da informação através do elo da produtividade – que consiste na soma do registro genealógico e do PMGZ Corte e Comercial”, conta Ricardo Abreu.

O gerente acrescenta que iniciativas como este encontro contribuem para a aproximação da ABCZ aos seus associados da região do Pará.

“Mais do que isso, é um evento que permite estreitar a comunicação com produtores que utilizam a genética do Zebu PO através de touros usados em monta natural ou inseminação artificial”, comenta.

Para o coordenador de Projetos Corte da Genex, e gestor do programa Genex Conecta, Gustavo Freitas, a participação constante da ABCZ nas ações do projeto reforça a parceria entre a associação e a central de genética sediada em Uberaba (MG).

“O Genex Conecta é um programa que precisa muito de parcerias, de ações conjuntas, para construirmos uma pecuária cada vez melhor. O nosso objetivo é levar conhecimento e informação para que o produtor possa incrementar seus resultados – e a participação da ABCZ é sempre um presente para nós”, comemora.

O coordenador destaca, ainda, que o evento superou as expectativas – eram esperadas apenas 100 pessoas no encontro, e a movimentação financeira também surpreendeu, com mais de R$ 600 mil movimentados em vendas de sêmen e produtos de sanidade, nutrição, entre outros.

O evento realizado em Marabá foi o primeiro de cinco edições planejadas para 2024 – e o próximo encontro será especial. Trata-se do Encontro que Conecta Pecuaristas – Edição Mulheres, que será desenvolvido em parceria com a ABCZ Mulher.

“As expectativas são as melhores para este evento, que já tem data marcada para os dias 18 e 19 de abril. Parte do encontro será realizado na sede da ABCZ Mulher, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, e contará com palestras e visitas a fazendas e à central Genex, além de uma premiação destinada a mulheres de destaque no setor pecuário”, revela a presidente da ABCZ Mulher, Paula Paoliello Garcia Cid.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar