ABCZ integrará comitê de recuperação de pastagens do governo federal
Ampliando a atuação na política nacional em defesa dos interesses dos produtores rurais, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) esteve nesta quinta-feira (22) em Brasília (DF).
A comitiva liderada pelo presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e formada pelo membro da Comissão de Assuntos Políticos, Jorge Pires, e o diretor de Relações Governamentais, Romildo Antônio da Costa, se encontrou com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a chefe da Divisão de Material Genético Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Martha Bravo, além da coordenadora geral de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Bárbara Cordeiro.
“Foram tratados assuntos para a participação da ABCZ no comitê de trabalho de recuperação de pastagens degradadas do governo federal. Em fevereiro do ano passado, o Ministro Fávaro esteve na sede da associação e se impressionou com o trabalho já realizado pela ABCZ com o Integra Zebu”, lembrou o Presidente Gabriel.
A comitiva também alinhou detalhes da participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30. Em 2025, Belém (PA) sediará a conferência entre os dias 10 e 21 de novembro. “A pecuária é sustentável e pode evoluir seus processos cada vez mais, por isso, assuntos que levam em conta a contribuição do setor para as práticas de proteção ambiental são do nosso interesse”, avaliou Gabriel.
Durante a passagem da comitiva da ABCZ na capital federal, também foram tratadas questões da área técnica que tramitam no Mapa, como o tema genômica e a revisão de normativas. Também foi entregue um documento assinado pela Frente das Associações de Bovinos do Brasil, a FABB, da qual a ABCZ é a atual coordenadora, com um pedido de revisão da legislação das associações de raças em relação à genotipagem.