Transmitido pela ABCZ TV, lançamento do Index Asbia 2023 ressalta importância do Zebu para o cenário do melhoramento genético
Em live transmitida do estúdio da ABCZ TV, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) divulgou, nesta quarta-feira (21), o Index referente ao mercado de genética bovina no ano de 2023. Elaborado em parceria com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), o relatório traz informações sobre produção, importação, exportação e de uso da inseminação artificial no rebanho leiteiro e de corte nacional.
“Mais de 83% dos municípios brasileiros fecharam nosso relatório de 2023, utilizando a inseminação artificial. E, mais do que isso, produziram no mesmo espaço e em maior volume, tanto carne como leite”, destaca o Executivo da Asbia, Cristiano Botelho.
O levantamento permite ao pecuarista interpretar os números e planejar os próximos passos de investimento em seu rebanho para obter melhores resultados. “É importante pontuar o baixo custo para investir em genética e o valor agregado que ela proporciona a um projeto de pecuária. Especialmente, o último trimestre de 2023 mostra uma inflexão na curva. Houve um abate muito grande de fêmeas e, com isso, haverá menor oferta de bezerros na próxima estação. Isso mostra que o produtor tem que inseminar agora para produzir bons bezerros, porque o preço vai valer a pena”, ressalta o Diretor de Marketing da Asbia, Sérgio Saud.
Além de Saud e Botelho, participaram da transmissão o Diretor Operacional da Asbia, Luís Adriano Teixeira; o Pesquisador do Cepea, Thiago Carvalho; o Analista de Custos do Cepea, Giovanni Penazzi; o Presidente da ABCGil (Gir Leiteiro), Evandro Guimarães; o Gerente Comercial da Alta, Eduardo Cavalin; e o Gerente de Fomento do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ (PMGZ), Ricardo Abreu, que enfatizou a importância do Zebu PO para o melhoramento genético dos rebanhos.
“O Zebu PO melhorador anda sempre ao lado da genética via inseminação artificial, porque o criador utiliza touros melhoradores na IA e ainda faz o repasse da inseminação com touro Zebu PO melhorador. Lembrando que isso reflete no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ, o PMGZ”, comenta Ricardo Abreu.
Acesse o Index Asbia 2023 no site: https://asbia.org.br/.