Português
22 DE FEVEREIRO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

Transmitido pela ABCZ TV, lançamento do Index Asbia 2023 ressalta importância do Zebu para o cenário do melhoramento genético

Transmitido pela ABCZ TV, lançamento do Index Asbia 2023 ressalta importância do Zebu para o cenário do melhoramento genético
Relatório apresenta números da inseminação artificial para direcionar trabalho de pecuaristas brasileiros

Em live transmitida do estúdio da ABCZ TV, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) divulgou, nesta quarta-feira (21), o Index referente ao mercado de genética bovina no ano de 2023. Elaborado em parceria com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), o relatório traz informações sobre produção, importação, exportação e de uso da inseminação artificial no rebanho leiteiro e de corte nacional. 

“Mais de 83% dos municípios brasileiros fecharam nosso relatório de 2023, utilizando a inseminação artificial. E, mais do que isso, produziram no mesmo espaço e em maior volume, tanto carne como leite”, destaca o Executivo da Asbia, Cristiano Botelho.

O levantamento permite ao pecuarista interpretar os números e planejar os próximos passos de investimento em seu rebanho para obter melhores resultados. “É importante pontuar o baixo custo para investir em genética e o valor agregado que ela proporciona a um projeto de pecuária. Especialmente, o último trimestre de 2023 mostra uma inflexão na curva. Houve um abate muito grande de fêmeas e, com isso, haverá menor oferta de bezerros na próxima estação. Isso mostra que o produtor tem que inseminar agora para produzir bons bezerros, porque o preço vai valer a pena”, ressalta o Diretor de Marketing da Asbia, Sérgio Saud. 

Além de Saud e Botelho, participaram da transmissão o Diretor Operacional da Asbia, Luís Adriano Teixeira; o Pesquisador do Cepea, Thiago Carvalho; o Analista de Custos do Cepea, Giovanni Penazzi; o Presidente da ABCGil (Gir Leiteiro), Evandro Guimarães; o Gerente Comercial da Alta, Eduardo Cavalin; e o Gerente de Fomento do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ (PMGZ), Ricardo Abreu, que enfatizou a importância do Zebu PO para o melhoramento genético dos rebanhos. 

“O Zebu PO melhorador anda sempre ao lado da genética via inseminação artificial, porque o criador utiliza touros melhoradores na IA e ainda faz o repasse da inseminação com touro Zebu PO melhorador. Lembrando que isso reflete no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ, o PMGZ”, comenta Ricardo Abreu. 

Acesse o Index Asbia 2023 no site: https://asbia.org.br/.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar