Português
18 DE JANEIRO DE 2024. POR BRENO CORDEIRO

Conselheiro da ABCZ pelo Ceará defende interesses da pecuária em audiência pública

Conselheiro da ABCZ pelo Ceará defende interesses da pecuária em audiência pública
Encontro marcou o final das discussões sobre o novo Plano Diretor Municipal de Crato (CE) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo; objetivo da ABCZ é proteger propriedades produtivas localizadas na área urbana da cidade

Nesta quarta-feira (17), o Conselheiro da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) pelo estado do Ceará, José Kleber Calou Filho, representou a entidade na última audiência pública referente ao novo Plano Diretor Municipal da cidade de Crato (CE). O encontro também abordou a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo.

O momento marcou o final de uma série de 16 audiências públicas que se estendeu por mais de um ano, finalizando o processo com a apresentação de um relatório e a abertura para a participação da sociedade, no intuito de se promover um debate público sobre o Plano Diretor e a legislação de ocupação do solo.

Representando a ABCZ em defesa dos produtores rurais, Kleber realizou um pronunciamento que ressaltou a importância histórica da atividade pecuária no município – destacando, ainda, que é na cidade que se localiza o primeiro Ponto de Apoio da ABCZ, evidenciando ainda mais a relevância da região para a criação de gado Zebu.

“Desde os seus primórdios, o município de Crato sempre se desenvolveu por meio da atividade pecuária. Com o crescimento da cidade, vários produtores acabam atuando em propriedades localizadas dentro da área urbana. O nosso objetivo é fazer valer a prerrogativa de defender os interesses desses proprietários, para que mantenham seus criatórios sem que a especulação imobiliária impeça ou traga algum ônus para a sua atividade”, aponta o Conselheiro.

​​​​​​​Ainda de acordo com Kleber, o pronunciamento foi bem recebido pelas autoridades e representantes da sociedade civil cratense, que sinalizaram estar de acordo com a importância de não prejudicar aqueles produtores que não desejam participar do mercado imobiliário e que pretendem manter suas atividades inalteradas.

​​​​​​​“Outra consideração importante que fizemos foi buscar uma atenção especial para a Expocrato, maior evento da pecuária do interior do Nordeste, que completa 80 anos em 2024, e para o Geoparque Araripe, o primeiro das Américas. Estes dois instrumentos imateriais fazem parte de um processo que compõe um eixo de desenvolvimento essencial para o município e todo o estado”, avalia.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar