ABCZ aposta em dias de campo para disseminar conhecimento sobre melhoramento genético do Zebu
Nesse contexto, eventos como dias de campo despontam como uma excelente ferramenta que permite o diálogo entre a equipe técnica da associação e criadores Brasil afora.
Um exemplo do sucesso dessa estratégia foi o Dia de Campo da Fazenda das Nogueiras, realizado em outubro na propriedade localizada em Caxias do Sul (RS). O evento foi desenvolvido pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG), Fazenda das Nogueiras, ABCZ e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Cooperativa Santa Clara e Banrisul.
Entre os três especialistas que ministraram palestras no decorrer do evento, destaca-se a Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar, que falou sobre a Evolução da Raça Gir Leiteiro e Perspectivas Futuras.
“Eventos como este contribuem muito para podermos mostrar o potencial do Zebu em regiões como o Rio Grande do Sul, onde tradicionalmente as raças europeias predominam. O melhoramento genético do Zebu permite que ele seja usado até em climas subtropicais”, aponta Mariana.
O Mestre em Zootecnia e Melhoramento Genético e apoio técnico da ABCZ no evento, Nathã Carvalho, ressaltou que o dia de campo propôs uma reflexão sobre custos de produção na atividade leiteira e a importância de se reduzir esses custos para ampliar a lucratividade frente à pouca perspectiva de mudança significativa no cenário da remuneração do leite.
“As alternativas para se alcançar essa redução de custos incluem a adoção de sistemas de produção mais sustentáveis e o uso de animais mais adaptados, como o Zebu leiteiro e seus cruzamentos”, diz.
Ainda de acordo com Nathã, a participação da ABCZ no evento foi fundamental.
“Com a ABCZ, conseguimos transmitir a mensagem que queremos passar com toda a credibilidade e conhecimento técnico, fazendo uso da melhor fonte de informações. A ABCZ representa e responde pelo Zebu no Brasil”, resume.
Além de Mariana, o dia de campo também contou com as palestras Alternativas Diante da Repetição da Crise na Atividade Leiteira, com o professor Emmanuel Camargo, coordenador do GPER – Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete, e Girolando, a Raça Nacional – potencial de produção e evolução genética, com o superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro C. Paiva.