Português
05 DE DEZEMBRO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ aposta em dias de campo para disseminar conhecimento sobre melhoramento genético do Zebu

ABCZ aposta em dias de campo para disseminar conhecimento sobre melhoramento genético do Zebu
No decorrer de 2023, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) vem apostando em estratégias com o objetivo de promover a disseminação de conhecimento técnico sobre o melhoramento genético das raças zebuínas, no intuito de demonstrar o potencial destes animais para a produção eficiente e sustentável de carne e leite de qualidade.

Nesse contexto, eventos como dias de campo despontam como uma excelente ferramenta que permite o diálogo entre a equipe técnica da associação e criadores Brasil afora.

Um exemplo do sucesso dessa estratégia foi o Dia de Campo da Fazenda das Nogueiras, realizado em outubro na propriedade localizada em Caxias do Sul (RS). O evento foi desenvolvido pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG), Fazenda das Nogueiras, ABCZ e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Cooperativa Santa Clara e Banrisul.

​​​​​​​Entre os três especialistas que ministraram palestras no decorrer do evento, destaca-se a Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar, que falou sobre a Evolução da Raça Gir Leiteiro e Perspectivas Futuras.

“Eventos como este contribuem muito para podermos mostrar o potencial do Zebu em regiões como o Rio Grande do Sul, onde tradicionalmente as raças europeias predominam. O melhoramento genético do Zebu permite que ele seja usado até em climas subtropicais”, aponta Mariana.

O Mestre em Zootecnia e Melhoramento Genético e apoio técnico da ABCZ no evento, Nathã Carvalho, ressaltou que o dia de campo propôs uma reflexão sobre custos de produção na atividade leiteira e a importância de se reduzir esses custos para ampliar a lucratividade frente à pouca perspectiva de mudança significativa no cenário da remuneração do leite.

“As alternativas para se alcançar essa redução de custos incluem a adoção de sistemas de produção mais sustentáveis e o uso de animais mais adaptados, como o Zebu leiteiro e seus cruzamentos”, diz.

​​​​​​​Ainda de acordo com Nathã, a participação da ABCZ no evento foi fundamental.

“Com a ABCZ, conseguimos transmitir a mensagem que queremos passar com toda a credibilidade e conhecimento técnico, fazendo uso da melhor fonte de informações. A ABCZ representa e responde pelo Zebu no Brasil”, resume.

​​​​​​​Além de Mariana, o dia de campo também contou com as palestras Alternativas Diante da Repetição da Crise na Atividade Leiteira, com o professor Emmanuel Camargo, coordenador do GPER – Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete, e Girolando, a Raça Nacional – potencial de produção e evolução genética, com o superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro C. Paiva.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar