ABCZ disponibiliza dados de desempenho e avaliações genéticas de rebanhos participantes do PMGZ Comercial
Para acessar, o criador deve entrar no link de Comunicações Eletrônicas, disponível no site da ABCZ (www.abcz.org.br), fazer login com senha e, dentro do SIAG, acessar as Avaliações Genéticas do PMGZ 2023/4.
Através dos gráficos das tendências genéticas, o criador pode conhecer mais sobre seu rebanho nas 16 características disponibilizadas pelo programa: Peso a Desmama; Peso ao Ano; Peso ao Sobreano; Peso ao Nascimento; Peso a Fase Materna; Total Maternal do Peso a Desmama; Idade ao Primeiro Parto; Stayability; Perímetro Escrotal aos 365 dias; Perímetro Escrotal aos 450 dias; Área de Olho de Lombo; Acabamento de Carcaça; Marmoreio; Endogamia; Estrutura; Precocidade; e Musculosidade; além do Índice PMGZ Comercial (iPMGZ Comercial).
Além de mostrar as médias, os gráficos apresentam as tendências do rebanho, sendo possível comparar com as médias nacionais. Além dos dados, o criador pode consultar ainda as avaliações individuais de cada animal, tanto de fêmeas quanto de machos.
Veja representação gráfica de fêmea avaliada no PMGZ Comercial (divulgação autorizada por Nelore Hora):
Na Fazenda Rio Brilhante, do Nelore Boi Z, o PMGZ Comercial vem proporcionando avanços significativos. Praticamente todas as fêmeas do rebanho já foram classificadas como Puras por Avaliação (PA), Puras por Cruzamento (PC) e Puras de Origem (PO), e inseridas no programa. As informações dão base para todas as decisões no criatório.
“A partir do programa, conseguimos analisar melhor nosso rebanho, direcionar os acasalamentos, e fazer todo acompanhamento e controle necessários. Hoje, todo nosso rebanho é registrado e já estamos comercializando touros nascidos dessas matrizes. Também conseguimos um grande resultado, recentemente: fizemos o abate de 30 novilhas “fundo de maternidade”, e elas pesaram 19@, com média de 30 meses, 100% a pasto. Foi um resultado de destaque nacional, evidenciando a qualidade dos nossos animais e provando a relevância do PMGZ no melhoramento do rebanho”, comenta o pecuarista Victor Xandó.
O Nelore Hora também obtém progresso com o PMGZ Comercial. “Participando do PMGZ Corte com nosso gado PO, com todas as informações que o programa disponibiliza, decidimos entrar também no PMGZ Comercial com o rebanho comercial. Com a pecuária cada vez mais seletiva e a gente precisando ter dados nas mãos, ser rápidos nas tomadas de decisão, o programa veio a calhar, nos dando maior acurácia nos resultados”, ressalta Luís Tavares, do Nelore Hora.
Para Ulisses Guimarães, da Fazenda Parauapebas, o PMGZ Comercial é a base da seleção do rebanho comercial e do rebanho PO do futuro. “A gente usa o PMGZ Comercial para escolher a cabeceira de matrizes que vão se tornar PA, e que já está dando frutos. Temos filhos dessas fêmeas PA, que já são PC, e que vão produzir filhos PO. Então o programa é a base de toda a nossa seleção”, afirma.
O Gerente de Fomento do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ, Ricardo Abreu, destaca que o melhoramento genético, através dos produtos e serviços da ABCZ não têm fronteiras. “O PMGZ Comercial comprova isso, já disponibilizando aos criadores participantes do programa as informações e relatórios de seus animais através dos desempenhos produtivos e predições genéticas. Já contamos com mais de 46 mil fêmeas em 13 estados da federação”.
Faça parte do PMGZ Comercial:
Telefone: (34) 99801-8598
E-mail: pmgzcomercial@abcz.org.br