Sêmen Plus doa material genético de touros Gir e Nelore à ABCZ para avaliação genômica
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vai fortalecer seu banco de dados, incluindo avaliação genômica de 460 touros Gir e Nelore, que terão material genético doado pela Sêmen Plus, empresa com mais de 20 anos no mercado de sêmen e embriões. Nesta terça-feira (14), o representante da Sêmen Plus, Vítor Machado, firmou compromisso com a ABCZ para a doação de 205 doses de sêmen de reprodutores Gir e 255 doses de touros Nelore para genotipagem.
“O que estamos doando para a ABCZ é um banco de germoplasma de linhagens regressas do Zebu que contribuíram e continuam contribuindo para o melhoramento genético dos rebanhos. A avaliação genômica desse material é muito importante para a sequência desse trabalho. Sempre precisamos de linhagens alternativas para a evolução do melhoramento genético, sem entrar em endogamia”, destaca Vítor Machado.
O material será enviado para o laboratório de genotipagem credenciado e, após as validações pelo Departamento Técnico da ABCZ, os dados serão incluídos nas avaliações genéticas do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). “Essa doação é muito relevante, especialmente para a raça Gir, pois vai nos permitir criar um banco de referência para estudo e aplicação prática, no que se refere ao melhoramento da raça”, afirma o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.
O PMGZ se aproxima de 400 mil zebuínos genotipados, se consolidando como maior e mais confiável banco de dados do mundo. “Esse sêmen que está sendo doado é muito importante para trazer para a avaliação genômica da ABCZ novas linhagens que ainda não constam e que são bastante representativas, permitindo aumentar a acurácia das predições dos valores genéticos dos animais para todas as características econômicas”, ressalta o Superintendente Técnico Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura.
“A genômica aumenta a acurácia das avaliações genéticas, acelerando todo o processo de melhoramento dentro das fazendas. Com a genômica, temos avaliações mais precisas, representando um ganho enorme para o criador, que consegue tomar decisões mais seguras, com base em informações consistentes. Em nome da ABCZ e de seus associados, agradecemos à Sêmen Plus pela doação e entendimento da importância deste processo”, finaliza o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.