Português
07 DE NOVEMBRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Representantes do SENASA do Peru visitam ABCZ

Representantes do SENASA do Peru visitam ABCZ
País pretende habilitar centrais de genética para exportações de sêmen e embriões

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu, nesta terça-feira (7), a visita de representantes do Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (SENASA). O motivo da visita é ampliar as relações comerciais entre os dois países, no que se refere a exportações de sêmen e embriões para o Peru.

Acompanhados de um auditor fiscal agropecuário do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e da equipe do Departamento de Relações Internacionais da ABCZ, os representantes do Peru irão visitar durante esta semana três centrais de inseminação em Uberaba (MG) – ABS, Alta e Zebuembryo – com o intuito de assegurar a qualidade dos produtos e habilitar as empresas para exportar material genético para o Peru.

Para Raquel Dal Secco, Supervisora do Departamento de Relações Internacionais da ABCZ, o momento é importante para o mercado brasileiro. “Esta é uma ocasião de grande importância e vista por nós como uma grande oportunidade de ampliação significativa das exportações de material genético bovino com o Peru.”

“Os mercados internacionais querem ter segurança sanitária e zootécnica desse material genético que estão levando. Com a vinda dos representantes do SENASA do Peru, poderemos mostrar a eles como é feita a fiscalização de todo o processo de exportação junto às centrais de genética bovina”, acrescenta o Auditor Fiscal Agropecuário do Mapa, Fernando Augusto Santos.

Daniel Vásquez Díaz, que integra a equipe do SENASA, ressalta que o Brasil é referência. “Nossos produtores peruanos têm muito interesse no melhoramento genético de seus rebanhos e a genética brasileira pode ajudar nisso. Viemos para verificar ‘in loco’ as condições sanitárias e zootécnicas das empresas que vão nos fornecer esse material genético.”

Marco Saravia Palomino, também do Peru, agradece o apoio dado pela ABCZ e Departamento Internacional da entidade. “Nos dão todo o apoio necessário para a nossa vinda e visita às centrais de inseminação. Esperamos ver muito progresso genético durante estes dias e poder levar isso para os produtores do nosso país.”
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar