Português
27 DE SETEMBRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Alunos de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (MT) visitam ABCZ

Alunos de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (MT) visitam ABCZ
Prestes a ingressar no mercado de trabalho, jovens buscam conhecimento e inspiração na capital mundial do Zebu

Foram quase 1 mil quilômetros rodados para chegar à capital mundial do Zebu. Cerca de 30 alunos do 9º semestre de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (MT), mergulham em uma experiência única, durante esta semana. Prestes a ingressar no mercado de trabalho, o conhecimento prático vem para selar a formação.

Acompanhados do professor Antônio Rodrigues, que ministra disciplinas de bovinocultura de corte, os estudantes visitaram, nesta quarta-feira (27), o Parque Fernando Costa, onde fica a sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em Uberaba (MG). Eles conheceram o Museu do Zebu, que conta toda a história das raças zebuínas no Brasil, desde as primeiras importações da Índia e, também, estiveram na sede da Associação, que completa 105 anos em 2024. 

O Supervisor de Provas Zootécnicas da ABCZ, Mauro Bueno, ressalta que a UFR-MT realiza o tour na região de Uberaba há quase 10 anos. “Desde 2004, as turmas vêm nos visitar e é um prazer recebê-los. Apresentamos todo o trabalho da ABCZ em prol do melhoramento genético, incluindo os programas e ferramentas disponibilizados aos criadores, para que esses jovens possam continuar desenvolvendo a pecuária nacional no futuro próximo.” 

O professor Antônio Rodrigues, que esteve em todas as visitas, agradece a parceria. “Precisamos compartilhar o trabalho desenvolvido há mais de um século pela ABCZ com nossos alunos. Parte do corpo técnico da Associação é formado por zootecnistas e, em breve, esses jovens também serão.  Então é uma oportunidade para que eles se inspirem nesses profissionais de sucesso.”

Mateus Casarutto pretende atuar na área. “Conhecia a ABCZ apenas por fotos e vídeos, então era uma visita muito esperada, principalmente para aprender com profissionais que são referência no país.” 

Amanda Souza também destaca a oportunidade incrível.  “Agrega muito conhecimento. A ABCZ é reconhecida mundialmente e uma referência para nós, estudantes de agrárias.”

Além da ABCZ, o grupo também visita criatórios e centrais de genética na região de Uberaba. “É nosso papel disseminar o trabalho da ABCZ com as raças zebuínas em todo o país. É gratificante ver estudantes interessados nesse contexto e dispostos a contribuir efetivamente com a pecuária brasileira”, salienta o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar