Português
19 DE SETEMBRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Conselheiros da ABCZ em Goiás recebem Certificado de Honra ao Mérito na Assembleia Legislativa (Alego)

Conselheiros da ABCZ em Goiás recebem Certificado de Honra ao Mérito na Assembleia Legislativa (Alego)
Homenagem promovida pelo Deputado Estadual Cairo Salim (PSD) reconhece serviços prestados pelo agronegócio no estado de Goiás

Os Conselheiros da ABCZ no estado de Goiás, os pecuaristas Celso Chaves Amorim, Luiz Eduardo Branquinho e Otoni Ernando Verdi Filho, receberam, nesta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos serviços prestados pelo agronegócio no estado. A homenagem foi concedida pelo Deputado Estadual Cairo Salim (PSD), em Sessão Solene no Plenário Íris Rezende.

Criador das raças Nelore e Tabapuã há mais de 30 anos, Celso Chaves Amorim já foi Presidente da Associação Goiana do Tabapuã (AGT); Presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA); Vice-Presidente da Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ) e Conselheiro do Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás (Fundepec-Goiás).



“Nosso foco é o melhoramento genético das raças zebuínas, através da difusão de genética superior para todo o país. Passamos por constantes mudanças e estamos sempre antenados às novas tecnologias, como a avaliação genômica, que chegou para acelerar ainda mais o progresso dos rebanhos. Me sinto muito honrado com a homenagem. Sem dúvida, é um reconhecimento do trabalho que realizamos há tanto tempo no estado de Goiás”, destaca Celso Chaves Amorim.

Referência para a cadeia leiteira, Luiz Eduardo Branquinho, da Estância K, também foi homenageado. Selecionador da raça Gir Leiteiro, ele possui uma das genéticas mais consagradas no país. Também é Conselheiro da ABCZ pelo estado goiano e integra o Núcleo Gir Leiteiro em Goiás.



“Apesar de todos os desafios, a atividade é gratificante. Nós geramos empregos e produzimos alimentos para a população, mas ainda precisamos de reconhecimento, principalmente, os pequenos e médios produtores, que são os mais prejudicados pelos baixos preços pagos pelos produtos”, enfatizou Luiz Eduardo Branquinho.

À frente de uma das seleções mais reconhecidas da raça Nelore, Otoni Ernando Verdi Filho, do Nelore OV, contribui com o avanço genético de rebanhos em todo o território nacional. O pecuarista assumiu o negócio iniciado pela família há mais de 50 anos, na Fazenda Água Boa, em Jussara (GO), e desempenha papel importante em entidades representativas da pecuária zebuína, sendo Conselheiro da ABCZ, do Fundepec-Goiás, da SGPA, e Diretor Técnico da AGCZ.



“Fico grato pelo reconhecimento. É uma forma de mostrar para a sociedade a importância que o agronegócio tem para o país, principalmente, nesse momento difícil que estamos passando. Precisamos seguir, somos um terço do PIB nacional”, ressalta Otoni Ernando Verdi Filho.

 
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar