Português
14 DE SETEMBRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA / FOTO: ANDRÉ SANTOS

Integra Zebu avança pelo país

Integra Zebu avança pelo país
Programa de recuperação de pastagens da ABCZ já está presente em mais de 70 propriedades rurais de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins; reunião com parceiros nesta quinta-feira apresentou resultados e discutiu ampliação para outras regiões

Com o propósito de expandir no país o Programa Integra Zebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promoveu nesta quinta-feira (14), uma reunião com todos os parceiros do programa para apresentação de resultados e discussão de estratégias, com foco na recuperação de pastagens improdutivas.

O Integra Zebu conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Epamig, Empaer MT, Emater MG, Emater GO, Ruraltins TO, Agronelli, Cargill, Mosaic, Ubyfol e Fundação Banco do Brasil.

Na primeira fase, em 2020, o programa contemplava 15 propriedades no Triângulo Mineiro. No ano seguinte, foi expandido para o Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, além dos estados de MT, GO e TO, passando a atender 30 fazendas. E de 2022 até agora, o número de propriedades participantes já passa de 70.

“O trabalho que temos feito junto com os parceiros é fundamental e nos enche de orgulho. O Integra Zebu é bastante elogiado e reconhecido em todo o país por onde a gente anda, por isso estamos incentivando sua expansão. Parabenizamos a todos os envolvidos e, no que depender da ABCZ, iremos continuar realizando o programa”, ressaltou o presidente Gabriel Garcia Cid. 

Metodologia

Entre os modelos utilizados pelo Integra Zebu, destaque para a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que permitem a otimização da terra e o aumento da produtividade, além de contribuir para a redução de emissão de gases estufa, tornando a agropecuária mais sustentável.

“Quando o produtor aumenta sua renda, ele pode se preocupar com outras demandas, e a sustentabilidade é uma delas. Com a pastagem regulada, ele consegue um balanço melhor na questão do carbono, melhor manejo na proteção de mananciais e biodiversidade. São fatores que caminham sempre juntos”, explicou o coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento.






Resultados

Segundo dados do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), o Brasil tem mais de 178 milhões de hectares em pastagens, e 60% dessas áreas enfrentam diferentes níveis de degradação. Mas onde o Integra Zebu atua, os resultados são inspiradores.

“Após as correções de solo e plantio consorciado de milho-capim, temos produtores em Minas Gerais colhendo até 55 toneladas de silagem por hectare, muito acima da média, que é de 30 a 35 toneladas por hectare. Cada caso é uma realidade distinta, por isso apresentamos soluções específicas, mas sempre buscando a recuperação do solo e as pastagens”, detalhou João Gilberto Bento.

“Antes do programa, era sofrimento no período da seca. Não tinha pasto, as vacas iam para a beira da grota, caíam dentro da grota e a gente acabava perdendo a vaca. Teve um ano que perdemos sete vacas nessa situação, e é muito triste não poder fazer nada. Descobri o Integra Zebu e foi uma benção, transformou nossa propriedade. Hoje não falta mais alimento para o gado e a produção de leite saiu dos 70 litros por dia para mais de 300 litros”, comemora a produtora Geismi Andriene Marques Borges.

Para aderir ao Integra Zebu, o produtor rural deve procurar o órgão de assistência técnica e extensão rural do estado, que são parceiros da ABCZ. “É o momento de multiplicar a mensagem do Integra Zebu, levando esses resultados para mais produtores e contribuindo para uma pecuária mais sustentável, produtiva e rentável”, salientou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar