Português
23 DE AGOSTO DE 2023. POR MELISSA PARONETO / FOTO: ANDRÉ SANTOS

16ª ExpoGenética: ABCZ Mulher promove ciclo de palestras sobre a participação e o engajamento da mulher no agronegócio

16ª ExpoGenética: ABCZ Mulher promove ciclo de palestras sobre a participação e o engajamento da mulher no agronegócio
Um ciclo de palestras técnicas com profissionais de peso marcou a programação da ExpoGenética nesta terça-feira (22). Dentro do Parque Fernando Costa, o Espaço ABCZ Mulher abriu as portas para o debate sobre a participação e o engajamento da mulher no agronegócio.

Em parceria com o Banco do Brasil e o Sistema Faemg Senar, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio da ABCZ Mulher, trouxe para o público da feira assuntos atuais como liderança feminina, manejo de pastagens e genética melhoradora zebuína para a produção de leite e carne.

“A ABCZ Mulher está comprometida em ampliar ainda mais a visibilidade das mulheres no setor, buscando criar oportunidades de networking e desenvolvimento profissional”, destaca a Presidente da ABCZ Mulher, Paula Paoliello Garcia Cid.

A primeira palestra foi ministrada pela Gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg, Silvana Novais. A gestora compartilhou suas experiências no setor e falou sobre a importância da capacitação das mulheres para atuação no agronegócio. “O sistema sindical está aberto para capacitação e transformação dessas mulheres em líderes empreendedoras”, aponta a palestrante.

Na sequência foi a vez da Pesquisadora da Embrapa, Giovana Maciel, que trouxe informações sobre o manejo de pastagens e como a atividade pode aumentar a lucratividade nas propriedades rurais. “Se você planta soja, você vai colher soja, se plantar capim vai colher quilos de carne ou litros de leite por hectare. Se olharmos o pasto como lavoura, a lucratividade vai aumentar e o negócio será bem-sucedido”, comenta.

A programação terminou com a participação da Supervisora de Provas Zootécnicas da ABCZ, Rayanne Cordeiro. A Zootecnista explicou sobre o funcionamento do Pró-Genética, um dos programas da entidade que leva genética melhoradora para pequenos e médios pecuaristas em todo o país.

“Sabemos que são animais controlados, provenientes de rebanhos melhoradores e que acumulam essa genética melhoradora. Conseguimos visualizar essa melhora em um bezerro mais pesado, em uma fêmea mais produtiva, na redução da idade ao primeiro parto e em muitas outras características que esse animal vai conseguir inserir dentro de um rebanho”, salienta.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar