Português
23 DE AGOSTO DE 2023. POR JÚLIA CAMPOS / FOTO: ANDRÉ SANTOS

16ª ExpoGenética: lançamento do Index Asbia 2023 é transmitido pela ABCZ TV

16ª ExpoGenética: lançamento do Index Asbia 2023 é transmitido pela ABCZ TV
O mais importante relatório de estatística da genética bovina brasileira foi apresentado na noite de ontem (22), na ExpoGenética, pelas lentes da ABCZ TV.

Produzido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Index Asbia 2023 trouxe importantes informações sobre a movimentação do mercado de inseminação no primeiro semestre do ano.

“São informações e dados muito importantes, que direcionam o mercado e a todos nós, criadores. Na última vez que estivemos aqui, numa transmissão ao vivo, comemoramos o aumento de vendas de doses de genética zebuína de corte, resultados que revelaram a preferência do mercado e a valorização das raças zebuínas”, comenta o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Entre os dados divulgados, destaque para um aumento no mercado de exportações de doses na aptidão corte e um crescimento de 12% na saída de doses de sêmen na aptidão leite.

“Como analista do Cepea, é sempre importante observar como o mercado tem se comportado nos últimos anos e como as diferentes indústrias que estão envolvidas dentro e fora da porteira têm se comportado. O que observamos no Index Asbia é que o uso da tecnologia de IATF está fundamentado no campo e chegou para ficar. De uma forma ou de outra, observamos uma evolução positiva. A genética brasileira está tão apurada, que a demanda pelos nossos touros tem crescido também, tanto no segmento do corte, quanto do leite”, aponta Giovanni Penazzi, da Equipe de Custo e Produção Pecuária do Cepea.

“Nós estamos muito otimistas, principalmente, com os resultados do leite, o que mostra o efeito da genética dentro da propriedade. No segmento do corte, estamos vivenciando um ciclo e trabalhando de forma muito profissional para superar esse desafio”, avalia o Presidente da Asbia, Nelson Ziehlsdorff.

E, neste ano, uma novidade: o lançamento do primeiro Index Embriões e SBTE - 2022, desenvolvido pela Asbia em parceria com a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, que assinaram também um termo de colaboração técnica entre as entidades. 

Na ocasião, também foi entrege o Tributo Asbia a Fábio de Barros e João Hofig de Barros, da Agropecuária SF, escolhidos por unanimidade pelos diretores da instituição, devido aos seus esforços no campo da criação sustentável.

“O que a gente fez ao longo destes anos foi trabalhar com uma pecuária eficiente, com um retorno financeiro mas, ao mesmo tempo, com sustentabilidade, pois estamos caminhando para um mundo onde a sustentabilidade e o meio ambiente são cada vez mais visados. Então, aumentamos bastante a produtividade pecuária e financeira, mas entrelaçando com a questão ambiental”, diz João Hofig de Barros.

“A gente viu grupos enormes, em anos anteriores, recebendo essa premiação, por isso, nos sentimos orgulhosos e, também, motivados”, completa Fábio Pimentel de Barros.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar