Coletiva de imprensa marca lançamento oficial da 16ª ExpoGenética, em Uberaba (MG)
Na manhã desta quinta-feira (17), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou uma coletiva de imprensa virtual para lançar oficialmente a 16ª edição da ExpoGenética, feira que movimentará o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 19 e 27 deste mês.
Com transmissão ao vivo pela ABCZ TV, o canal oficial do Zebu no YouTube, a coletiva contou com a participação expressiva da imprensa local, nacional e internacional, durante a ação que divulgou detalhes da programação da maior feira de animais avaliados do mundo.
A coletiva reuniu representantes da Diretoria da ABCZ, bem como do seu corpo técnico, que apresentaram diversas ações que compõem a programação técnica do evento, voltado para o setor do melhoramento genético das raças zebuínas.
“Temos uma expectativa muito boa. A ExpoGenética é a maior feira de reprodutores do ano e é um momento muito importante, não só pelas oportunidades de negócios, mas também pela troca de informações, desde os programas de melhoramento, até os lançamentos de sumários, as novas tecnologias, entre outros”, aponta o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
Para o Gerente de Melhoramento Genético da entidade, Lauro Fraga Almeida, a ExpoGenética 2023 ressaltará o cenário de rápida evolução da pecuária nacional, abordando assuntos como genética, tecnologia e sustentabilidade dentro e fora da porteira.
“Já na abertura da feira, teremos a apresentação dos sumários, que são o norte da seleção e a segurança de que o produtor precisa no dia a dia. Durante a feira, teremos também a apresentação da nova edição do programa Zebu: Carne de Qualidade, que evidencia a importância das raças zebuínas para manter o Brasil como maior exportador de carne bovina. E, claro, haverá toda a programação referente ao PNAT, incluindo a apresentação dos animais classificados e o Leilão de Touros PNAT”, comenta.
“Esperamos um recorde de público nesta edição da ExpoGenética. Esta feira é uma referência, um ponto de encontro das novidades dos programas de melhoramento genético – em especial, dentro do PMGZ – e tudo que envolve o elo da produtividade, do registro genealógico ao genótipo, passando pela funcionalidade e pelas avaliações genéticas”, completa o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.
Neste ano, a 16ª ExpoGenética traz o tema ‘Genética. Fenótipo. Avaliação.”, reforçando a sua importância como um dos principais eventos técnicos do setor. Entre os destaques da programação, vale ressaltar as novidades referentes a programas como o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), o Zebu: Carne de Qualidade, além de outras ações, como rodadas de negócios, o 6º Encontro ABCZ Mulher e o Mérito ExpoGenética.
A feira também conta com uma agenda extensa de 23 leilões e shoppings, e os animais participantes já começaram a chegar aos pavilhões do Parque Fernando Costa. No total, são 38 pavilhões ocupados, com a presença de 74 expositores e 710 animais inscritos.
Destaques
Ainda durante a 16ª ExpoGenética, a ABCZ realizará uma palestra voltada para a pecuária leiteira, destacando a sua importância em todo o mundo.
“Nós vamos oferecer uma palestra sobre a trajetória do leite beta-caseína A2A2, onde abordaremos o que mudou nestes 20 anos e como está o mercado hoje. É uma palestra que visa atender não só técnicos, mas, também, produtores e o público geral que consome o leite. É importante frisar que o leite é o segundo alimento mais rico do mundo, perdendo apenas para o leite materno, e a proteína mais barata. É uma forma de incentivar o consumo e aproveitar os benefícios desse alimento tão importante”, comenta a Gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar.
ABCZ Mulher - Outro destaque da programação diz respeito à ABCZ Mulher que preparou uma série de palestras técnicas para o dia 22 de agosto, com especialistas e referências do segmento, abordando temas como liderança feminina, manejo de pastagens e genética melhoradora zebuína para leite e carne.
Já no dia 23, acontece a sexta edição do Encontro ABCZ Mulher, que contará com a participação de Aldo Rebelo, jornalista, escritor e político, com extensa experiência na vida pública, que vai falar sobre a pecuária e a construção do Brasil. Logo depois, é a vez de Marcos Fava Neves, o ‘Dr. Agro’, Engenheiro Agrônomo, Professor das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FEA-RP USP) e da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (EAESP/FGV).
ExpoMaq - Entre os dias 21 e 25, o Parque Fernando Costa será palco da terceira edição da Expomaq, feira do setor de máquinas e implementos agrícolas. “Além das mais de 40 empresas participantes da ExpoGenética com seus estandes fixos no Parque Fernando Costa, também teremos outras 17 empresas com estandes provisórios – é com essas empresas que realizamos a 3ª ExpoMaq, com muitas oportunidades para o produtor investir em equipamentos que complementam os programas de melhoramento para incrementar os resultados na fazenda”, conta o Gerente Comercial da entidade, João Gilberto Bento.
Público Internacional - A presença do público internacional também será um dos pontos fortes da programação da ExpoGenética. O Brazilian Cattle terá uma agenda extensa de ações, contribuindo para a expansão acelerada do Zebu mundo afora. “O presidente da ApexBrasil é uma visita muito esperada, que irá coincidir com a renovação do convênio entre a entidade e a ABCZ, que já soma mais de 20 anos. Esperamos a visita de muitos estrangeiros, de países da África e da América Latina”, afirma o Superintendente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron.
Museu do Zebu – O Museu do Zebu também definiu importantes ações durante o evento. Os projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade levarão estudantes de todas as idades para conhecer a instituição localizada no Parque Fernando Costa, proporcionando valiosas trocas de conhecimento.
“O Museu aguarda com muita expectativa as visitas das escolas, uma ação importante para que ele cumpra a sua função socioeducativa e cultural. Sabemos da nossa responsabilidade de ensinar às novas gerações a importância do Zebu e a construção da sustentabilidade da pecuária zebuína. Também teremos o Museu a Céu Aberto funcionando todos os dias da ExpoGenética”, finaliza a Vice-Presidente da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza.