Português
. POR

ABCZ lamenta a morte de Ney Moreira Bruzzi

ABCZ lamenta a morte de Ney Moreira Bruzzi
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente a morte do pecuarista e empresário Ney Moreira Bruzzi, ocorrido neste domingo (13), aos 93 anos.

Engenheiro Civil por formação, era presidente da construtora Caparaó e fundou, em 1971, no município de Jaíba (MG), a Agropeva, uma das mais respeitadas empresas do agronegócio brasileiro.
Associado da ABCZ pela Agropeva, desde junho de 1973, Ney desbravou o norte de Minas para implantar seu projeto de pecuária com a criação, recria e engorda de gado Nelore comercial e elite.
“Atendi o Ney há muitos anos, antes de Montes Claros ter um escritório regional. Era um criador muito conceituado e criou um gado de muita expressão na raça Nelore, era um selecionador muito atuante”, destacou Francisco Carlos Velasco, chefe do ETR da ABCZ em Belo Horizonte (MG).
“Conheci o senhor Ney no início da década de 1990, sempre muito empreendedor, visão futurista, grande pecuarista com uma contribuição imensurável para a pecuária do norte mineiro”, ressaltou o colega de atividade, Conselheiro Consultivo da ABCZ por Minas Gerais e pecuarista da Nelore Cambira, André Gonçalves Ferreira.

Um dos grandes expoentes da genética bovina nacional pertenceu ao criatório de Ney Bruzzi: o touro Pradesh, campeão nacional da ExpoZebu em 1993. “Pradesh foi um dos reprodutores mais importantes da raça Nelore, nos anos 90. Sua contribuição principal foi na produção de matrizes de alta habilidade maternal e reprodutores de excelente conformação de carcaça”, comentou o Vice-Presidente da ABCZ, membro efetivo e Coordenador do Colégio de Jurados da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.



 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar