Português
12 DE AGOSTO DE 2023. POR

ABCZ lamenta o falecimento de Epaminondas de Andrade

ABCZ lamenta o falecimento de Epaminondas de Andrade
Criador era reconhecido pelo empenho e fomento do melhoramento genético zebuíno

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente a morte do pecuarista Epaminondas de Andrade, ocorrido neste sábado (12), aos 87 anos, em Araguaína, no norte do Tocantins.

“Meu pai deixa um legado de trabalho incansável no melhoramento genético, um dos pioneiros na adesão ao PMGZ”, destacou Ricardo José,  que há 35 anos auxiliava o pai na fazenda. 

Conhecido pela dedicação à pecuária, em 1975, iniciou a seleção de Nelore na Fazenda Ipanema, em Água Comprida (MG). Em 1983, transferiu seu rebanho para a Fazenda Vale do Boi, em Carmolândia (TO). O criatório participa ininterruptamente do PMGZ desde a década de 80 e é pioneiro nas Provas de Ganho em Peso a pasto no Tocantins.

Em 2012, o criador Epaminondas de Andrade recebeu uma homenagem com o Mérito ABCZ pela contribuição ao desenvolvimento da pecuária. Quatro anos depois, devido ao empenho em selecionar Zebu, especialmente por utilizar o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) como ferramenta de seleção, foi homenageado novamente. O agraciamento foi entregue pelo presidente da ABCZ Luiz Cláudio Paranhos, juntamente com o diretor Frederico Mendes, durante a ExpoGenética 2016, em Uberaba (MG). 

Na galeria de prêmios, em 2022, recebeu o Mérito ExpoGenética na categoria PMGZ Corte, além da comenda de honra ao mérito do Agronegócio do Tocantins.

“Tive oportunidade de estar em um Dia de Campo na Fazenda Vale do Boi, com o Sr. Epaminondas e filhos, na década de 90.
O resultado de seu trabalho foi criar um rebanho de alta produtividade, que contribui muito com a pecuária do Tocantins. Felizmente, este importante criatório terá continuidade com a sucessão familiar”, ressaltou Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, Vice-Presidente da ABCZ.

Epaminondas deixa a esposa Walkyria de Andrade, quatro filhos (Luiz Fernando, Ricardo José, Paulo Henrique e Carlos Roberto), seis netos e as noras, Ramza, Eliana, Carla e Jacqueline.


O velório está sendo realizado no Tatersal do Sindicato Rural de Araguaína. O corpo será cremado ao final do dia.

Que Deus conforte a todos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar