Português
11 DE AGOSTO DE 2023. POR THAÍS FERREIRA

Termo de cooperação técnica para renovação do Pró-Genética em Minas Gerais é tema de reunião

Termo de cooperação técnica para renovação do Pró-Genética em Minas Gerais é tema de reunião
Com parcerias fortes, o Pró-Genética, voltado para a democratização da genética zebuína para pequenos e médios produtores rurais, tem atendido as necessidades da pecuária em todas as regiões do país. Na última semana, uma reunião virtual debateu o futuro do programa em Minas Gerais. Durante o encontro, representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Epamig e IMA, discutiram a atualização e aprimoramento do programa, com o intuito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor no estado.

“O Pró-Genética foi lançado em Minas Gerais em 2006. De lá para cá, já foram comercializados 18.037 touros em 724 feiras de touros melhoradores, leilões e eventos chancelados, coroando o estado como o maior realizador de feiras e com o maior número de animais comercializados, se consolidando como um sucesso entre os produtores participantes. E isto só é possível graças a todos os parceiros institucionais envolvidos no projeto”, comenta o Diretor do Pró-Genética, Torres Lincoln Prata Cunha Filho.

O Assessor Técnico do Pró-Genética da Seapa, Gustavo Nascimento, explica que a principal mudança do termo de cooperação técnica diz respeito ao regulamento do programa.

“O Acordo de Cooperação Técnica, que será novamente celebrado entre o Sistema Agricultura e a ABCZ, é de extrema importância para a conjunção de esforços em prol da execução da política pública estadual Pró-Genética/Pró-Fêmeas. Reforça a intenção de todos os signatários em continuar desenvolvendo ações que viabilizem a disponibilidade, o acesso e a comercialização de touros e fêmeas bovinas de padrão genético superior aos pequenos e médios pecuaristas de Minas Gerais”, diz.

“Este novo ACT foi reajustado e terá como principal alteração o novo regulamento do programa. A atualização visa aproximar cada vez mais o Pró-Genética/Pró-Fêmeas à realidade, favorecendo a operacionalização do programa e potencializando o impacto na cadeia da bovinocultura mineira.”

Outra novidade é a entrada de mais um parceiro na execução do programa. Trata-se do Sistema Faemg Senar. Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg, explica como será a atuação da entidade.
“Atendemos mais de 6.000 propriedades entre pecuária de corte e leite no nosso programa de Assistência Técnica e Gerencial, o ATeG. Certamente, esses produtores necessitam muito de reprodutores melhoradores das raças zebuínas. Nossos técnicos de campo irão diagnosticar a demanda dos nossos atendidos e iremos aquecer ainda mais o Pró-Genética.”

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar