Avaliações genéticas do PMGZ já podem ser consultadas pela internet
Criadores que participam com animais das provas zootécnicas do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) já podem acessar as Avaliações Genéticas das Raças Zebuínas, aptidão corte, relativas ao 2º semestre de 2023, para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã. As informações estão disponíveis através do site da ABCZ, pelo link Comunicações Eletrônicas. A consulta pública de touros também já está no ar.
As avaliações, desenvolvidas pela ABCZ em parceria com a Embrapa Gado de Corte, reúnem dados de 16.982.846 animais das raças zebuínas de corte, processadas com a utilização de mais de 21 milhões de fenótipos e características de crescimento, idade ao primeiro parto, stayability, perímetro escrotal ao ano, perímetro escrotal ao sobreano, ultrassonografia de carcaça e de características morfológicas.
Trata-se de informações que trazem avanços significativos na seleção de animais com características genéticas superiores e impulsionam o desenvolvimento da pecuária zebuína no Brasil. “Em 2018 iniciamos a parceria com a Embrapa com 12.277 genótipos e, cinco anos depois, já atingimos mais de 300 mil genótipos. É um crescimento expressivo e que mostra que o criador está confiando na tecnologia, utilizando as informações no dia a dia e colhendo resultados práticos, o que é muito importante para os programas e, principalmente, para as raças zebuínas”, destaca o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura.
Ventura destaca ainda que os técnicos, pesquisadores e profissionais do setor terão acesso a estes dados durante a 16ª ExpoGenética. O lançamento da Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas ABCZ PMGZ/Embrapa Geneplus acontece no dia 21 de agosto, a partir das 13h30, no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Como tradicionalmente acontece, a programação incluirá ainda a recepção e a apresentação de outros programas de melhoramento, entre eles, PAINT, ANCP e Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. O conteúdo também será transmitido ao vivo pela ABCZ TV, canal oficial da entidade no YouTube.