Museu do Zebu terá verba de R$ 389 mil para ampliação de projetos educacionais
O Museu do Zebu, localizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), foi uma das 38 instituições brasileiras aprovadas pelo Programa Praças da Ciência, lançado em dezembro de 2022 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões em museus e espaços científico-culturais de diferentes regiões do país, estimulando a disseminação de conhecimento entre crianças, jovens e adultos.
“Estamos muito felizes com essa notícia, a equipe que atua nos projetos do Museu do Zebu é muito engajada e o impacto vai muito além do acervo histórico sobre a pecuária zebuína, é um trabalho que reflete na educação, no turismo e na cidadania”, salienta Ana Cláudia Mendes de Souza, Vice-Presidente da ABCZ e Presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu.
Com o título “Ciência, Cultura e Tecnologia do campo à mesa – as contribuições do gado Zebu para a produção sustentável de proteína animal”, a proposta foi elaborada pela Gerência-Executiva, Conselho Curador e Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, em parceria com a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube. “É um projeto que fortalece a relação entre grandes instituições, como MuZe, ABCZ e Uniube, e mais do que isso, que promove cidadania, ciência, cultura, educação ambiental e sustentável”, destaca a Presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Dionir Dias de Oliveira Andrade.
Ao todo, 87 projetos participaram da chamada pública. Com média final 4, a proposta do Museu do Zebu ficou em primeiro lugar entre as instituições mineiras e entre as primeiras do país. Com a verba, o Museu do Zebu irá ampliar ações e projetos, como Zebu na Escola e na Universidade, Revista Zebuzinho, Meu Amigo Animal e Zebu Games, além de desenvolver novos projetos, como Ciência no Parque e Quintou no Museu.
“A aprovação em um edital tão importante demonstra que estamos no caminho certo, e que nosso trabalho está ganhando visibilidade nacional. Além disso, o Museu é mais uma vez reconhecido em sua proposta de contar a história da pecuária brasileira, com responsabilidade social e sustentável. É um momento bastante oportuno, já que estamos a um passo de nos tornar Geoparque Mundial da Unesco”, enfatiza o Gerente Executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.